Cursos Profissionalizantes


Capacite-se na Voppus: Seja um Terapeuta

"What I do When a Client is Stuck," via Psych Central: É Inegável que as terapias holísticas alternativas, naturais ou complementares vêm tendo vertiginoso crescimento em muitos países do mundo, sobretudo nos mais desenvolvidos. Segundo as publicações especializadas no setor, somente nos EUA a terapia holística movimenta 30 bilhões de dólares por ano.

Cerca de 75% das escolas de medicina dos Estados Unidos vêm incentivando o uso das terapias holísticas. Inclusive promovem cursos regulares de especialização na área alternativa. O próprio governo americano, por meio de seus organismos como o Instituto Nacional de Saúde (NHI), coordena várias pesquisas com o objetivo de avaliar a eficácia das terapias holísticas. Essa não é uma atitude isolada. Há hospitais ingleses que tratam as enfermidades basicamente com a homeopatia. No Japão os nutracêuticos ou alimentos funcionais possuem vasta aplicação e um numeroso público. No Brasil, embora não haja estatísticas oficiais, sabe-se que na década de 1990 houve um crescimento espantoso das terapias holísticas. E, essa expansão continua até os dias de hoje. Urge romper com velhos sistemas e abrir-se ao novo dentro dos critérios do bom senso e seriedade.

Os cursos da Voppus Stella Maris são autorizados pelo Ministério da Educação (MEC)?

O Ministério da Educação (MEC) de acordo com suas atribuições, somente autoriza os cursos nas áreas de graduação e pós-graduação. As Secretarias Estaduais de Educação autorizam cursos nas áreas profissionalizantes e de ensino médio. Os cursos ministrados pela Voppus Stella Maris estão na categoria LIVRES de atualização/qualificação/capacitação/expansão cultural.

Mas, o que é um curso LIVRE?

High School Business Curriculum Resources from http://blog.aeseducation.com/2014/04/high-school-business-curriculum/ #CTE #BusinessEducation #CurriculumResources: Os curso na categoria LIVRES foi definido pela LEI 9.394 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional que passou a integrar como Educação Profissional de Nível Básico. Os cursos livres constitui-se de uma modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior, portanto está aberta a todas as pessoas.

Além do mais a Constituição Federal do Brasil prevê em seu artigo 205 “caput” que a educação é direito de todos, e será incentivada pela sociedade. No artigo 206, Inciso II encontramos: “a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber”.

Em síntese:

Todos os Cursos ministrados pela Voppus Stella Maris são livres e regidos pelas leis vigentes no Brasil , conforme artigo 205 e 206 da Constituição Federal, Lei nº 9.394, Decreto Presidencial nº 5.154 e CNE nº 04/99 – MEC (art. 7º, § 3º) de 7 de outubro de 1999.

Que tipo de cursos a Voppus oferece?

Os nossos cursos LIVRES são de dois tipos: curso de expansão cultural e formação/capacitação em áreas específicas.

Os cursos da Voppus de formação/capacitação são reconhecidos?

R: Os nossos cursos de formação estão na categoria LIVRE, entretanto com sólida base para o estudante exercer a atividade proposta em cada um deles. Cabe lembrar que os cursos que ministramos não possuem nenhuma regulamentação federal, aliás isso é válido para todas as terapias naturais, holísticas, alternativas ou complementares. Para termos uma idéia, até hoje, nem a acupuntura que é considerada uma terapia alternativa, possui regulamentação pelo Congresso Nacional, mesmo sabendo-se que desde 1985 a matéria vem tramitando na casa.

Se eu fizer um curso de formação/capacitação poderei trabalhar na área terapêutica ou de Yoga?

R:Nada impede, entretanto o profissional habilitado deverá ser formado em uma escola que tenha um programa bem elaborado, amplo e sério, e que esteja funcionando há alguns anos. Os nossos cursos de formação irão ensiná-lo a trabalhar fundamentado nos princípios do respeito moral, ético e com abordagem integral do cliente nas manifestações de seus distúrbios no corpo físico, emocional, mental e energético.

Quais são os pré-requisitos necessários para que eu possa me estabelecer profissionalmente em terapias alternativas ou Yoga?

Ways to Assess Students in Online CTE Curriculum - From http://blog.aeseducation.com/2014/05/ways-to-assess-students-online-cte-curriculum/ #Assessment: R:Há dois pré-requisitos que devem ser observados. Primeiro: estar capacitado dentro da área que se propõe a trabalhar. Esclarecemos que as terapias alternativas ou holísticas não estão regulamentadas pelo governo federal, mesmo assim o Ministério do Trabalho reconhece algumas áreas técnicas das terapias alternativas, como por exemplo, a Acupuntura na qual há sindicatos e federação. Ocorre que desse modo, qualquer pessoa, com qualquer curso, com qualquer carga horária, pode se intitular terapeuta naturalista, naturopata, terapeuta holístico, terapeuta alternativo, terapeuta floral, aromaterapeuta, etc. É óbvio que o interessado deve ser prudente na escolha do curso que irá se inscrever. Alertamos que cursos relâmpagos não dão formação a ninguém. Segundo: procurar um competente contador para que possa orientar como se estabelecer legalmente dentro da sua proposta de trabalho após o término do curso.

Após a conclusão dos cursos de formação poderei me filiar a sindicato de classe ou instituições congêneres?

R:Não temos nenhum convênio com sindicatos de classe ou instituições congêneres, até porque tal atitude seria antiética. Mas, há sindicatos de classe e instituições congêneres que aceitam os nossos certificados nos cursos de formação para o candidato se filiar como membro. É preciso deixar claro que nenhum terapeuta de qualquer área é obrigado a se filiar em algum sindicato de classe. Mas, é interessante fazê-lo para que possa usufruir as vantagens dessa filiação.

∗Clique em cima da foto e veja mais informações sobre o curso∗

Titulo curso formação2 G

Share