Cursos de Terapias Holísticas


Curso Livre de Formação em  Terapia Holística

Os Cursos Voppus são apresentados em três formatos:
a) Totalmente online; b) Apostilado com lições enviadas via correio e c) 100% presencial.

Mas afinal, o que é terapia holística?

Você está ouvindo o seu corpo?:

Primeiramente teremos que compreender essas duas palavras que rotulam uma grande variedade de sistemas cujo objetivo fundamental é aliviar, tratar ou erradicar desequilíbrios de distintas origens que produzem dor física, emocional, mental ou espiritual no ser humano.

O termo “terapeuta” originou-se no grego “therapeutés”.  Essa palavra nomeava uma escola esotérica ou metafísica que estava embutida dentro do judaísmo alexandrino. Eram, em sentido restrito do vocábulo, “curadores” que por meio de recursos materiais, mentais ou espirituais aliviaram os sofrimentos alheios. Na verdade, sob o ponto de vista filosófico, metafísico ou esotérico o termo rotulava um movimento místico muito maior do que possamos imaginar, até mesmo incluindo Hipócrates, considerado o Pai da Medicina. Mas a visão filosófica foge aos objetivos do presente curso.

O termo “holístico” provém do grego “hólos, hóle, holón” cuja tradução é inteiro, completo, integral. Desse termo há o Holismo; doutrina filosófica que pressupõe ser própria do universo, isto é, tendência a sintetizar unidades em totalidades organizadas.

Pelo exposto vemos que a terapia holística visa o ser humano em sua totalidade. Baseado nesse ponto fundamental, desenvolvemos o nosso curso de Formação em Terapias Holísticas apresentando métodos, técnicas e sistemas terapêuticos que englobam o ser humano nos seus aspectos físicos (Fitoterapia, Alimentoterapia, Yogaterapia, etc.), mental (Relaxoterapia, Biomusicoterapia, Terapia Floral, etc.) e espiritual (Terapia Rúnica, Johrei, Reiki, Mantraterapia, etc.).

Crescimento da Terapia Holística

Como as estatísticas ajudam na saúde do estoque: A questão da saúde é um ponto muito delicado. Para Hipócrates, Pai da Medicina, saúde significava a harmonia entre o homem e a natureza, ou seja, o equilíbrio dinâmico das diversas estruturas orgânicas e o meio ambiente.

Todo médico ou terapeuta deve buscar a harmonia rompida no equilíbrio dinâmico do indivíduo. Seria absurdo negar que, para muitos doentes, as terapias alternativas representam uma excelente saída. Curar não significa prescrever substâncias químicas, cuja atividade farmacêutica foi cientificamente demonstrada. Muitos fatores podem intervir no sucesso de uma terapia, entre os quais a evolução natural da doença, a crença e a fé do paciente, e o carisma e a habilidade de quem cuida dele.

O que se exige, é claro, é que as terapias alternativas sejam usadas conscientemente após terem sido objeto de reflexão, estudo e comprovação de resultados práticos. Devemos saber usar as terapias holísticas para não cairmos em curandeirismos absurdos ou métodos destituídos de fundamentos práticos ou científicos.

É Inegável que as terapias holísticas alternativas, naturais ou complementares vêm tendo vertiginoso crescimento em muitos países do mundo, sobretudo nos mais desenvolvidos. Segundo as publicações especializadas no setor, somente nos EUA a terapia holística movimenta 30 bilhões de dólares por ano.

Cerca de 75% das escolas de medicina dos Estados Unidos vêm incentivando o uso das terapias holísticas. Inclusive promovem cursos regulares de especialização na área alternativa. O próprio governo americano, por meio de seus organismos como o Instituto Nacional de Saúde (NHI), coordena várias pesquisas com o objetivo de avaliar a eficácia das terapias holísticas. Essa não é uma atitude isolada. Há hospitais ingleses que tratam as enfermidades basicamente com a homeopatia. No Japão os nutracêuticos ou alimentos funcionais possuem vasta aplicação e um numeroso público. No Brasil, embora não haja estatísticas oficiais, sabe-se que na década de 1990 houve um crescimento espantoso das terapias holísticas. E, essa expansão continua até os dias de hoje. Urge romper com velhos sistemas e abrir-se ao novo dentro dos critérios do bom senso e seriedade.

 P: Qual é a diferença entre terapias holísticas, alternativas, complementares ou naturais?

What Is The Difference Between Reiki & Quantum Touch Therapy? | LIVESTRONG.COM:

R: Em princípio, nenhuma. Essas palavras simplesmente rotulam os sistemas terapêuticos não convencionais, acadêmicos ou ortodoxos. O termo terapia “alternativa”,  no Brasil, foi muito utilizado até o final da década de 1980. A partir daí, devido a aceitação popular e crescimento dos sistemas terapêuticos não convencionais, passou-se a adotar o termo holístico por ser mais preciso. Como já explicamos,  “holístico” significa todo, global, integral. Nesse caso o ser humano é visto como um todo, e não apenas como uma máquina com uma peça defeituosa que as ferramentas da medicina corrigirá por meios de seus instrumentos que fundamentalmente são dois: cirurgia e fármacos. O termo “complementar”,  mais atual, refere-se ao sistema que trabalha sincronicamente com o tratamento convencional, isto é, serve de complemento a qualquer tratamento que o cliente esteja fazendo com a assistência de seu médico pessoal. A palavra “natural” nomeia todos os sistemas terapêuticos não invasivos que utiliza os recursos naturais como alimentos, ervas, movimentos, respiração, água, minerais, luz, etc. para corrigir distúrbios ou anomalias orgânicas.

P: As terapias holísticas ou alternativas podem curar todos os problemas de saúde?

R: Não. Não há nenhum sistema ortodoxo ou alternativo que sanará todos os problemas de saúde das pessoas. Todos os sistemas de tratamento convencionais ou holísticos possuem limitações. O terapeuta deverá ter consciência dos limites e restrições de sua área terapêutica. Infelizmente há terapeutas alternativos inábeis que, em virtude de sua má formação profissional e deficiência vivencial, cometem erros graves na orientação de seus clientes. Em virtude disso, muitas vezes, as terapias alternativas acabam sendo mal vista. Mas felizmente, nos últimos anos, o público em geral está aprendendo a separar o trigo do joio, isto é, os bons profissionais dos embusteiros ou enganadores.

P: O que é Terapia Holística, alternativa ou complementar?

R: Em simples definição, a terapia holística é todo e qualquer sistema terapêutico não acadêmico, não convencional, não ortodoxo  e que no entanto apresenta resultados satisfatórios no tratamento de vários distúrbios que acometem o ser humano.

P: A Terapia Holística é um único método de tratamento?

R: Não. A Terapia Holística engloba quase uma centena de sistemas terapêuticos diferentes, mas que no entanto, convergem para o mesmo ponto, isto é, o bem estar físico, psíquico, emocional e espiritual do homem e da mulher.

P: Diga acerca de alguns sistemas que fazem parte da Terapia Holística?

R: Em nosso curso de Formação em Terapia Holística enfocamos 14 sistemas terapêuticos diferentes. Desenvolvemos o curso em cima dos seguintes sistemas: Fitoterapia, Alimentoterapia-Nutracêutica, Yogaterapia, Aromaterapia, Hidroterapia, Massoterapia, Reflexoterapia, Magnetoterapia, Biomusicoterapia, Relaxoterapia, Terapia Floral, Terapias Quiroprânicas, Mantraterapia e Terapia Rúnica.

P: Poderia citar outros sistemas?

R: Sim. Dentro das terapias holísticas denominadas orientais podemos destacar: Acupuntura, Auriculopuntura, Colorpuntura, Shiatsu, Quiropuntura, Fiterapia Chinesa, Jin Shin Jyutsu, Do-in, Terapia Indiana, Tui-na, Shantala, Ayurveda, Laserterapia e muitas outras. Há, no entanto vários outros sistemas como: Naturopatia, Calatonia, Astroterapia, Metaloterapia, Terapia Ortomolecular, Geoterapia, Arteterapia, Neurolinguística, Cinesiologia, Cristaloterapia, Biodança, Bioenergética, Pranayamaterapia, Cromoterapia, Rolfing, Elementoterapia, Climaterapia, Radiestesia, Radiônica, Balneoterapia, Ergoterapia, Homeopatia, Quiropatia e várias outras.


Curso de Formação em  Terapia Holística

Em 56 lições

Carga horária estimada: 420 horas.

Pré-requisito: Ter mais de 18 anos e primeiro grau completo.

Certificado: Após taxa e teste de avaliação no final do curso.

Tutoria: Disponível por fóruns e e-mail.

Material de apoio: Apostilas em PDF com mais de 1500 páginas para impressão e download.

Vídeos com reportagens, documentários, testemunhas, entrevistas e muito mais.

Características do curso

O nosso Curso Livre de Formação em Terapia Holística é compostos pelos Cursos de:

  • Fitoterapia Ampliada
  • Terapia Quiroprânica  (Reiki – Cura Prânica – Johrei – Toque terapêutico)
  • Terapia Cinesiológica
  • Alimentoterapia – Nutracêutica
  • Terapia Vibracional
  • Terapia Natural
  • Lição Suplementar 1
  • Lição Suplementar 2

Ao se inscrever no curso de Terapia Holística você terá acesso aos 6 cursos e mais duas lições suplementares.

Para habilitar-se como Terapeuta Holístico pela Voppus Stella Maris você deverá passar por duas fases. Na primeira fase deverá ser aprovado no exame de cada um dos seis cursos. Após aprovação na primeira fase passará para a segunda fase. Mais detalhes clique aqui e veja no item Aprovação e Certificado.

Você poderá estudar os seis cursos simultaneamente ou na seqüência que considerar mais conveniente.

Caso não se interesse na certificação de Terapeuta Holístico você poderá realizar somente os cursos de sua preferência. Entretanto, todos o cursos possuem os seus respectivos certificados.

Início do cursoEm qualquer tempo.

Inscrição

Formato online com 360 dias de acesso
Clique no botão "Pagar com" ou "Assinar com"  relacionado ao valor e siga as instruções que vão aparecer na tela. Mas, se você tiver dúvida clique aqui e veja as instruções de como utilizar o PagSeguro.
Valor único R$ 1630,00 no Cartão, Depósito ou Boleto
Assinatura R$ 194,00/mês em 10 parcelas somente no Cartão
1° Pagamento acesso ao Curso de Fitoterapia4° Pagamento acesso aos Cursos anteriores mais o de Alimentoterapia-Nutracêutica
2° Pagamento acesso ao Curso anterior mais o de Terapia Quiroprânica 5° Pagamento acesso aos Cursos anteriores mais o de Terapia Vibracional
3° Pagamento acesso aos Cursos anteriores mais o de Terapia Cinesiológica6° ao 12° Pagamento acesso aos Cursos anteriores mais o de Terapia Natural
O acesso ao curso na opção "Assinatura" será interrompido por falta de pagamento da mensalidade.
"Valor único" acesso aos seis cursos que integram o bloco do Curso de Terapia Holística desde o primeiro dia.
Formato apostilado via correio. Veja mais clique aqui
Valor único R$ 1730,00 no Cartão, Depósito ou Boleto
Assinatura R$ 385,00/mês em 5 parcelas somente no Cartão.
Assinatura R$ 198,00/mês em 10 parcelas somente no Cartão.
Assinatura R$ 98,00/mês em 20 parcelas somente no Cartão
Você receberá a quantidade de lições via correio proporcional ao plano de pagamento de sua escolha.
Formato presencial
Nenhuma turma prevista no momento

_______________________________




Veja a amostra em flipbook da lição online clicando na seta ao lado. Além disso, você terá acesso a vídeos com reportagens, documentários, testemunhas, entrevistas e muito mais. Faça sua inscrição agora mesmo.


Curso livre regido pelas leis vigentes no Brasil , conforme artigo 205 e 206 da Constituição Federal, Lei nº 9.394, Decreto Presidencial nº 5.154 e CNE nº 04/99 – MEC (art. 7º, § 3º) de 7 de outubro de 1999.


Recursos técnicos: Ser usuário de email/webmail qualquer, ter conexão banda larga, usar computador com auto-falantes ou fone de ouvido e ter instalado: Windows Media Player ou equivalente, navegador de versão recente, Acrobat Reader e plug-in do Flash atualizados.

Depoimentos

Depoimentos publicados com autorização expressa de seus respectivos autores. Por política de privacidade da instituição não publicamos os respectivos endereços eletrônicos.

1 – O melhor curso em terapia holística na web que encontrei. Muito abrangente. Ótimas orientações para o terapeuta novato, como é o meu caso. Esmeralda Maria Neves – Suzano – SP

2 – Sou terapeuta holístico há mais de 10 anos e esse curso complementou o meu aprendizado de maneira fantástica. Parabéns a equipe que o elaborou. Herbert Campos S. Fialho – Curitiba – PR

3 – Eu já tinha feito outros cursos nessa área, mas o curso da Voppus de formação em terapia holística me proporcionou plena confiança para abrir meu consultório. Obrigado. Celina Célia Pessoa Delfin – Belém – PA

Objetivos do curso

  • Apresentar a Terapia Holística, Naturalista, Alternativa ou Complementar de forma clara, objetiva, ampla e em linguagem acessível a pessoas de todos os níveis culturais.
  • Capacitar-se a ser um terapeuta holístico com uma sólida formação.
  • Ensinar detalhadamente como usar terapeuticamente quatorze áreas específicas da Terapia Holística.
  • Agregar recursos a qualquer sistema terapêutico convencional.
  • Aprender como manter a própria saúde utilizando os recursos das Terapias Holísticas.
  • Conhecer técnicas, métodos e sistemas naturais para a correção de distúrbios orgânicos, energéticos, emocionais e espirituais.
  • Conhecer acerca da eficiência e limitações das Terapias Holísticas.
  • Aprender a qualificar a eficácia das recomendações do terapeuta holístico ou alternativo.
  • Ajudar solidariamente os entes queridos, amigos e colegas a recuperar o bem-estar ou minimizar os males que já têm.

Público- alvo

  • Profissionais de todas as áreas terapêuticas tradicionais ou alternativas.
  • A quem queira exercer a atividade de terapeuta holístico.
  • A todos os terapeutas holísticos, alternativos ou naturalistas que queiram se reciclar.
  • A todos que exerçam atividades assistenciais, filantrópicas ou caritativas voluntários ou não.
  • A todas as pessoas que queiram aprender a cuidar da própria saúde de modo natural e holístico.
  • A quem queira ampliar os conhecimentos acerca das terapias holísticas e saúde natural sob o ponto de vista físico e metafísico.

Conteúdo Programático

Os blocos estão agrupados nos seis cursos descritos acima.

Bloco de Fitoterapia

Carga Horária Estimada: 40 horas

O Que é Fitoterapia. Utilização das Ervas e Plantas Através da História. Noções de Botânicas. Fitoterápicos: Crescimento Mundial e Regulamentação dos Governos. Riqueza da Flora Nacional. Fitoquímicos: Fundamentos da Fitoterapia. Seleção, Coleta e Colheita da Erva Medicinal. Regras Básicas para a Coleta. Cuidados Pós-coleta. Dosagem das Ervas. Forma de Preparo das Plantas: Infusão, Decocção, Cataplasma, Filtração, Suco, Tintura, Maceração, Vinho ou Garrafadas, Tisanas, Cápsulas e Comprimidos. Plantas: Anti-reumáticas, Calmantes, Depurativas, Diuréticas, Emenagogas, Laxantes, Reconstituintes, Vermífugas. Fitoterápicos: Composição Química. O Que É: Alcalóides, Flavonóides, Cumarinas, Quinonas, Taninos, Terpenos, Saponídeos, Amidos, Mucilagens, Carboidratos, Graxa Vegetal, Resinas, Óleo Essencial e Vegetal. Descrição Técnica e Uso Terapêutico das seguintes Plantas: Abútua, Agoniada, Agrião, Aipo, Alcachofra, Alcaçuz, Alecrim, Alfavaca, Artemísia, Avenca, Amor Perfeito, Arruda, Alfazema, Algodoeiro, Alho, Angélica, Angico, Anil, Anis, Arnica, Aroeira, Bardana, Boldo, Bolsa-de-Pastor, Borragem,. Barbatimão, Baicuru, Calêndula, Camomila, Catinga-de-mulata, Cavalinha, Cordão-de-frade, Canela, Cardo santo, Carqueja, Catuaba, Chapéu de Couro, Cipó azougue, Cipó Mil homens, Coentro, Cominho, Cipreste, Damiana, Dente de leão, Erva Cidreira, Erva pombinha, Erva tostão, Estigma de Milho, Espinheira santa, Eucalipto, Funcho, Gengibre, Girassol, Guaco, Guaraná, Hortelã, Nogueira, Pariparoba, Pata de vaca, Ipê-roxo, Jurubeba, Limoeiro e muitas outras ervas de uso popular. Estudo detalhado com análise científica dos constituintes das seguintes plantas: Equinacea (Antibiótico natural), Phaffia paniculata (Ginseng brasileiro), Ginkgo biloba (Vasodilador cerebral e periférico), Unha de Gato (eficaz para curar doenças dos sistemas imunológico, intestinal e cardiovascular), Babosa (1001 usos terapêuticos), como utilizar cada uma das plantas para combater os diversos distúrbios orgânicos.

Bloco de Alimentoterapia, Nutracêutica ou Alimentos Funcionais

Carga Horária Estimada: 40 horas

Tipos de Alimentação. O Que é Alimentoterapia. Conceitos de Nutracêutica e Alimentos Funcionais. Suplementos Nutricionais: Regulamentação. Comprovação Científica dos Alimentos Funcionais. Noções Fundamentais acerca da Nutrição Humana. Nutrientes: Proteínas, Carboidratos, Lipídios, Água, Minerais e Vitaminas. Funções e Fontes Principais dos Nutrientes. Que é Caloria. Orientações Fundamentais acerca da Alimentação. Cuidados e Estocagem dos Alimentos. Aditivos Químicos nos Alimentos: Funções e Riscos. Pontos Negativos dos Hábitos Alimentares. Os Três Assassinos Brancos: Farinha Branca, Açúcar Branco e Sal Refinado. Carne de Vaca: Fonte de Proteínas e Outras Coisas. Doenças Relacionadas com a Ingestão da Carne Bovina. Álcool e Fumo: Inimigos da Saúde. Doenças Relacionadas ao Fumo. Fumantes por Tabela. Bebidas Alcoólicas, Doenças e Tragédias. Distúrbios Orgânicos Relacionados ao Álcool. Pontos Positivos dos Hábitos Alimentares. Cereais Integrais: Manancial de Nutrientes. Arroz Integral: Propriedades Nutricionais. Trigo Integral: Fonte de Vitaminas. Funções Nutritivas da Aveia Integral, Trigo Sarraceno, Milho Integral, Centeio Integral, Cevada Integral e Painço. Hortifrutigranjeiros: Riqueza Nutritiva Nacional. Hortaliças: A Saúde que vem da Horta. O Que são Vegetais Crucíferos e seus Benefícios para a Saúde. Propriedades Nutricionais e Terapêuticas do Brócolis, Repolho, Couve, Couve-flor, Nabo, Rábano, Rabanete e Agrião. Propriedades Terapêuticas do Alho, Cebola, Cenoura, Chicória, Tomate e Feijão. Soja: Fonte Fantástica de Nutrientes. Produtos Derivados da Soja: Tofu (queijo de soja), Shoyu (molho de soja), Missô (pasta de soja), Proteína Texturizada de Soja, Leite de Soja, Farinha Integral de Soja, etc. Frutas: Fonte de Nutracêuticos. Propriedades Nutricionais e Terapêuticas do Abacate, Abacaxi, Açaí, Ameixa, Banana, Coco, Goiaba, Laranja, Limão, Maçã, Mamão, Manga, Maracujá, Melancia, Melão e Pêra. Opinião Nutricional de um Médico que elaborou um plano de alimentação para mais de 40 milhões de pessoas durante a II Guerra Mundial. Tabela de Combinação de Alimentos. Sacralidade da Refeição. Explicações Detalhadas sobre os Alimentos Psíquicos. Noções de Terapia Ortomolecular. O Que é Átomo, Molécula, Ligações Atômicas, Radicais Livres e Íons. Radicais Livres e Oxidação. Como os Radicais Livres Danificam as Células. Como o Organismo Combate os Radicais Livres. O Que é Superóxido Dismutase. Antioxidantes: Defensores do Organismo. Insuficiência de Nutrientes Antioxidantes no Organismo e seus Perigos. Vitamina E e C: Nutrientes e Antioxidantes. Quantidade Necessária das Vitaminas para Nutrir e Defender o Organismo dos Radicais Livres. Selênio: Ação Sinérgica com a Vitamina E. Betacaroteno e Carotenóides como Antioxidantes. Ação dos Bioflavonóides contra os Radicais Livres. Os Poderes Antioxidantes do Pycnogenol. O Que é Proantocianidinas. Tabela de Vegetais Ricos em Antioxidantes. Câncer e os Antioxidantes. Doenças Cardiovasculares e os Radicais Livres. Nutracêuticos em Destaque. Propriedades Nutracêuticas das Algas Fucus, Espirulina e Laminária. Alfafa: Ação Terapêutica e Antioxidante. O Poder Nutracêutico da Cartilagem de Tubarão, Pesquisas Científicas e Câncer. Artrite, Osteoartrite e Artrite Reumatóide Tratável com Cartilagem de Tubarão. Carvão Vegetal e Efeito Terapêutico. Como Atua o Carvão Vegetal no Organismo. Clorela: Poderoso Alimento-Medicamento. Descoberta e Pesquisas Científicas acerca da Clorela. Benefícios Orgânicos da Clorela. Dosagem da Clorela. O Perigo das Falsificações e Adulterações dos Nutracêuticos. Cogumelo: Fonte de Nutrientes e Cura de Vários Males. O Que é Agárico, o Cogumelo do Sol. Propriedades Terapêuticas do Cogumelo do Sol e Pesquisas Científicas. Cogumelo Reicy: Fonte de Nutrientes e Remédio para Diversos Distúrbios. Shitake, o Cogumelo da Saúde. Aplicações Terapêuticas do Shitake. Lecitina: Nutracêutico que vem da Soja. Efeito Terapêutico da Lecitina de Soja. Lêvedo de Cerveja: Nutracêutico Barato e Eficiente. Pesquisas Científicas Comprovaram o Poder Terapêutico do Lêvedo de Cerveja. Mamão Papaia: Nutracêutico Excelente para a Digestão. Própolis: Produto Apícola Fantástico. Composição Química do Própolis. Propriedades Terapêuticas do Própolis para Dezenas de Distúrbios Orgânicos. Como Usar e Dosagem do Própolis. Fibras e Saúde. Fibras e Câncer de Mama. O Que São as Fibras e para que Servem. Fibras: Principais Funções. Fibras Reduzindo o Colesterol, Fibras Corrigindo as Disfunções Intestinais. Cálcio: Fundamento do Esqueleto. Funções do Cálcio no Organismo. Cálcio, Deficiência Nutricional e Osteoporose. Principais Fontes de Cálcio. Suplementos Nutricionais à Base de Cálcio. Clorofila: O Verde da Saúde. Benefícios da Clorofila para o Organismo Aplicações Terapêuticas da Clorofila. Noni: Fruto Insular de Múltiplas Propriedades Terapêuticas. Noni: Fragmentos Históricos, Kahunas e Pesquisas Científicas. Comprovações Laboratoriais do Poder de Cura do Noni. Principais Componentes do Noni. Proxeronina e Xeronina. Câncer e o Noni. Dosagem do Noni. Esqualene: Oxigênio para as Células. O Nutracêutico Esqualene e suas propriedades Terapêuticas. O Esqualene e o Óleo do Fígado do Tubarão das Profundezas do Mar. Esqualene e seu Efeito Curativo em mais de 150 distúrbios Orgânicos Diferentes. Água de Coco: Nutracêutico por Excelência. Os benefícios Terapêuticos da Água de Coco. Água de Coco: Gostosa, barata e Terapêutica.

Bloco de Yogaterapia Ou Hatha-Yoga

Carga Horária Estimada: 40 horas

O Que é Yogaterapia ou Hatha-Yoga. Significado do Yoga. Reconhecimento Médico dos Benefícios do Yoga. Hatha-Yoga: Características, Origens e Abrangência. Ásanas: Eixo do Yogaterapia ou Hatha-Yoga. Tipos de Ásanas. Observações Importantes na Prática do Yogaterapia ou Hatha-Yoga. Contra-indicações Práticas do Hatha-Yoga. Yogapraxis Terapêutico. Explicação Passo-a-Passo das 25 Ásanas de Baixo Impacto que podem ser praticadas por pessoas de 8 a 80 anos. Ásanas e Efeitos Energético, Articular, Muscular, Orgânico e Psicológico. Pranayamaterapia: Técnicas Respiratórias para Boa Saúde. Exercícios de Limpeza dos Pulmões. Respiração: Diafragmática, Completa, Rítmica e Benefícios Psicofísico. Bhastrika, Vama-Krama e Nadi-shodana: Indicações, Contra-indicações e Benefícios Terapêuticos. Coluna Vertebral, Yoga e Posturas. Distúrbios mais comuns da Coluna. Cuidados Necessários para a Saúde da Coluna. Os 12 Ásanas do Suryanamaskar: Explicações Passo-a-Passo de como Praticar. Os 12 Ásanas Fundamentais: Sukhásana, Vajrásana, Shavásana, Bhujangásana, Paschimottanásana, Shalabásana, Pada Hastásana Trikonásana, Vakrásana, Dhanurásana, Halásana, Sarvangásana, Matsyásana, Mayurásana, Shirshásana. Explicação Passo-a-Passo de Como Praticar. Indicações e Contra-indicações dos Ásanas. Benefícios Terapêuticos de cada Ásana. Yoga Tibetano para o Rejuvenescimento. Chacras e Juventude. Lamaseria Tibetano Fonte da Juventude. Como Estimular os Sete Chacras da Juventude: Occipital, Frontal, Laríngeo, Esplênico, Gonádico e dos Joelhos Explicações Passo-a-Passo de Como Praticar os 12 Exercícios Tibetanos para o Rejuvenescimento. Benefícios Terapêuticos das Práticas. Recomendações e Advertências. Programa de Práticas Didaticamente Elaborado para 40 semanas.

Bloco de Aromaterapia

Carga Horária Estimada: 40 horas

Perguntas mais comuns acerca da Aromaterapia. Opinião de Médicos, Biólogos, Físico e Filósofo acerca da Aromaterapia. Essências Aromáticas: Ação Genérica. Resumo Histórico do uso das Essências. Pesquisas científicas comprovando o Efeito Terapêutico das Essências. Sacralidade Terapêutica das Essências. Essências: Detalhes Técnicos. Variação das Porcentagens dos Componentes das Essências. Repertório Aromaterapêutico Específico. Olfato e Aromas. Aromas: Tabela de Cavel e Doses Infertilizantes. Poder Anti-séptico das Essências. Descrição das Essências Aromáticas, Uso Terapêutico Interno e Externo, Principais Componentes, Propriedades, Modo de Uso Interno e Externo e Comentário dos seguintes Óleos Essenciais: Alecrim, Camomila, Canela, Cedro, Cipreste, Cravo, Erva Doce, Eucalipto, Gerânio, Menta, Lavanda, Jasmim, Laranjeira, Limão, Manjerona, Melissa, Pinho, Rosa, Sálvia, Tee Tree, Tomilho e Zimbro. Essências e Agressividade Celular. Difusão das Essências no Corpo. Essências substituindo Sintéticos. Essência: Absorção Cutânea e Ação Generalizada. Propriedades Hormonais das Essências. Como Agem as Essências: Fito-hormônios, Vibrações sobre o Sistema Nervoso Vago-simpático. Como são extraídos os Óleos Essenciais. Alerta contra Falsificações: Tee Tree 1001 Utilidades Terapêuticas. Casuísticas Aromaterapêuticas. Indicações, Restrições e Cuidados no uso das Essências. Repertório Aromaterpêutico Genérico. Sistema Orgânico e Essências. Explicação Detalhada das Quatro Formas de Administrar as Essências: Via Oral, Via Cutânea, Via Respiratória e Via Vibracional.

Bloco de Hidroterapia

Carga Horária Estimada: 15 horas

O Que é Hidroterapia. O Que é Aromabanhoterapia. Uso terapêutico do Banho através da História. Sacralidade do Banho. Como era uma Temas Romana. Pele, Banho e Terapia. Banho: Temperatura Diferente, Efeito Diferente. Banho: 19 recomendações Importantes. Onde e Como Tomar Banho Terapêutico. Banho de Assento e seus Benefícios. Uso de Ervas e Essências Terapêuticas no Banho. Benefícios Terapêuticos das Duchas e Chuveiros. Banho a vapor e Efeitos Curativos. Pedilúvel e Manilúvel. Aplicações Práticas da Hidroterapia para vários distúrbios como Artrite, Reumatismo, Torceduras, Dores nas pernas e Pés, Distensões musculares, Osteoartrite, Gota, Ciática, Dermatite, Psoríase, Acne, Cravo, Espinha, Veias varicosas, Frieira, Caspa, Tosse, Resfriado, Catarro, Asma, Bronquite, Palpitações, Pressão Alta, Acidez, Náuseas, Cólicas abdominais, Prisão de ventre, Hemorróidas, Enxaqueca, Insônia e várias outras.

Bloco de Massoterapia ou Massagem

Carga horária Estimada: 20 horas

Resumo Histórico da Massoterapia ou Massagem. Noções Fundamentais da Massagem. Tipos de Massagens. Efeito Terapêutico Local e Geral da Massagem. Efeito Direto e Indireto da Massagem. Massoterapia ou Massagem: Manipulações. Explicação Detalhada das Manobras de Deslizamento, Fricção, Amassamento, Percussão e Vibração. Os 14 Pontos Importantes para o Massoterapeuta. Massagem: Indicações e Contra-indicações. Como Preparar Óleos Essenciais para Massagem. Tipos de Óleos Veiculares para Massagem. Como Preparar uma Mistura de Óleo Aromático Personalizada. Como Executar: Massagem Aromática Cranial, Facial, Dorsal, Peitoral, Abdominal, nos Ombros, Braços, Mão, Coxas, Pernas e Pés. Explicação Passo-a-passo das Manobras da Massagem em cada Parte do Corpo.

Bloco de Reflexoterapia

Carga Horária Estimada: 20 horas

O Que é Reflexoterapia. Reflexologia: Fundamentos Históricos. Noções Fundamentais de Reflexologia. Técnicas Diversas de Reflexologia. Reflexologia dos Pés. Corpo Humanos e os Micro-sistemas. Micro-sistema Podal. Como Identificar Distúrbios Orgânicos por meio de Pressões nos Pés. Mapa Reflexológico dos Pés. Relaxamento Introdutório. Aplicação dos Polegares. Sugestão de Procedimento. Esquema e Gráficos Detalhados para Execução e Identificação dos Pontos Terapêuticos nos Pés como: Sistema Respiratório, Circulatório, Linfático, Estrutural, Glandular, Reprodutor, Excretor, etc. Manipulação de Áreas ou Órgãos Congestionados. Avaliando o Efeito Terapêutico da Manipulação. Manobras Finalizadoras de uma sessão Reflexoterapêutica. Freqüência às sessões de Reflexoterapia.

Bloco de Magnetoterapia

Carga Horária Estimada: 20 horas

O Que é Magnetoterapia. Médicos opinam acerca da Magnetoterapia. Descoberta do Magnetismo. Magnetismo Através da História. Comprovações científicas acerca do magnetismo. Biomagnetismo e Ciência. A importância do Magnetismo na Saúde Humana. Síndrome da Deficiência Magnética. Campo Magnético Terrestre. O Corpo Humano e o Magnetismo. Magnetos Modernos. Conceitos Científicos acerca do Magnetismo. Características dos Ímãs. Definição de Pólos Magnéticos. Magnetismo: Aplicações Práticas. Vantagens do Uso da Magnetoterapia para corrigir Distúrbios Orgânicos. Efeito Magnético no Sangue. Aceleração do Poder de Autocura. Benefícios Orgânicos com o Uso dos Ímãs. Efeito Terapêutico de cada Pólo. Métodos de Aplicação Geral Terapêutica dos Ímãs. Tempo de Aplicação dos Ímãs. Benefícios Terapêuticos da Água Magnetizada. Comprovações Científicas acerca da Água Magnetizada. Como Preparar Água Magnetizada. Dosagem da Água Magnetizada. Explicações Detalhadas de Como Usar os Ímãs para Tratar de 150 Doenças mais Comuns do ser humano.

Bloco de Biomusicoterapia

Carga Horária Estimada: 15 horas

O Que é Biomusicoterapia. Ciências Musicais: Musicoterapia, Biomúsica, Musicosofia e Metamúsica. Hospitais americanos Usam Música na Recuperação de Pacientes. Povos, Música, Ritos e Terapia. Vegetais, Animais e Música. Sons e Formas Geométricas. Música e Relax. Música e Medicina. Escala das Vibrações. Seleção de Músicas Tranqüilizadoras. Som e Terapia. Campo Sonoro Científico. Uso Terapêutico da Música pelos povos Antigos. Ondas Cerebrais, Terapia e Música. Seleção de Músicas Alfagênicas. Seleções Musicais para combater a Ira. Emoções, Música e Saúde. Sono e Terapia Musical. Seleções Musicais para o Sono Revitalizador. Sugestões de Temas Musicais para Diversos Distúrbios. Música Moderna. Perigo Subliminar nas Músicas. Superaprendizagem, Memorização e Música. Sugestões Musicais para Superaprendizagem. Música e Meditação. Seleção Musical para Meditação.

Bloco de Relaxoterapia

Carga Horária Estimada: 20 horas

O Que é Relaxoterapia. Benefícios da Relaxoterapia. Relaxamento: Opiniões e Reflexões. Mundo estressante. Necessidade de Relaxar. Relaxamento: Métodos e Técnicas. Método de Relaxamento de Schultz: Explicações Passo-a-Passo. Método de Relaxamento Jacobson: Explicações Passo-a-Passo. Relaxamento Diferencial. Visão Hindu do Relaxamento. Base Filosófica: Yama, Nyama, Ásanas, Pranayama, Pratyahara, Dharana, Dhyana e Samadhi. Aplicações Práticas de Relaxoterapia. Sistemas Diversos de Relaxamento. Mind Machine. Biofeedback. Meditação Transcendental. Técnicas Zen. Sons Brancos. Benefícios Fisiológicos e Neurológicos do Relaxamento. Efeito do Relaxamento no Sistema Cardiovascular, Respiratório e Digestivo. Mudanças Metabólicas. Explicações Passo-a-Passo das Técnicas de Relaxamento: Cromático, Hidrorelax, Ritmorelax e Respiratório. Relaxamento Básico. Tabela Prática para Avaliação do Nível de Stress.

Bloco de Terapia Floral

Carga Horária Estimada: 40 horas

O Que é Terapia Floral. Quem foi Bach. Comprovação clínica do Efeito dos Florais. Famílias de Florais após Bach. Florais de Minas. Estudo Detalhando aos 38 Florais de Bach. Paralelo entre Florais de Bach e de Minas. Casuística de cada um dos 38 Florais. Rescue Remedy: O Que É. Aplicações práticas do Rescue. Dosagem do Rescue. Creme de Rescue. Estudo Detalhado dos 38 Florais de Minas Equivalente aos Florais de Bach. Descrição resumida dos Florais de Minas. Apresentação dos Florais Californianos, Australianos, do Alasca, do Havaí, Franceses, Argentinos, Orquídeas do Amazonas e Florais Diversos. Explicações Detalhadas de como indicar os Florais por meio de Questionário. Qualquer pessoa pode indicar Florais por meio do Questionário. Como indicar os Florais por meio da Entrevista. Explicação detalhada do Método de indicação dos Florais por meio da Entrevista ao Alcance de qualquer Pessoa.

Bloco de Terapias Quiroprânicas

Carga Horária Estimada: 20 horas

Terapia Quiroprânica: O Que É. Uso Milenar das Mãos para Finalidade de Cura. Conceito de Cura Física e Espiritual. Os Corpos Espirituais. Os Corpos Ultra-Físicos. O Que é Prana. Manipulação do Prana. Povos, Culturas, Civilizações e a Cura pelas Mãos. Fundamento da Cura Prânica. Técnicas para a Prática da Cura Prânica. Toques e Passes. Estudos Científicos e do Poder da Energia Humana. O Poder Curativo do Johrei. O Que é o Johrei e Como Atua. Fundamentos Filosóficos do Johrei. Evidências Científicas do Poder Curativo do Johrei. Cientistas Renomados Comprovam o Efeito do Johrei no Sistema Imunológico. Como Aplicar o Johrei. O Johrei ao Alcance de Todos. Reiki: O Que É. Mikao Usui e Revificação do Reiki. Os Cinco Princípios do Reiki. Sistemas do Reiki. As Posições das Mãos na Aplicação do Reiki e seus Efeitos Terapêuticos. Como realizar uma Sessão Terapêutica do Reiki. Aplicação Terapêutica do Reiki Geral e Específica. Cuidados e Advertências na Aplicação do Reiki. Técnicas de Tratamento à Distância. Irradiação de Energia Curativa para a Humanidade.

Bloco de Mantraterapia

Carga Horária Estimada: 20 horas

O Que é Mantraterapia. Definição de Mantra. Mantra: O que É e Para que Serve. Origens dos Mantras. Aplicação dos Mantras. Mantras e Vibrações. Ondas e Freqüências. Holovisão Vibracional. Escala Vibratória. Ritmo Vibracional. Universo Sonoro. Sons Geram Formas Geométricas. Arrastamento Oscilatório. Ressonância Vibratória. Nota Fundamental e Hipertons. Hipertons e Séries Harmônicas. Vogais: Poder Concentrado. Criando Hipertons Com a Voz. Aplicações Práticas dos Mantras. Cantos Gregorianos e Saúde. Comprovações Científicas do Efeito Orgânico dos Mantras. Chacras, Mantras e Saúde. Evangelhos e as Palavras de Cura. Explicação Detalhada de Mantras Curativos. Palavras Curativas. Diversos Mantras Para cada um dos Sete Chacras. Como Vocalizar os Mantras para os Seguintes Chacras: Fundamental, Esplênico, Umbilical, Cardíaco, Laríngeo, Frontal e Coronário. Mantras: Alertas e Instruções.

Bloco de Terapia Rúnica

Carga Horária Estimada: 25 horas

Origem das Runas. Futhark: Alfabeto Rúnico. Terapia, Metafísica e Religião. Poder da Oração. Som, Movimento e Runas. Visão Prática das Runas. Desconhecimento da Aplicação Prática Terapêutica das Runas. Pontos Importantes no Uso Terapêutico das Runas: Imaginação Ativa, Meditação Preliminar, Afirmações Rúnicas, Mantras Rúnicos. Benefícios da Prática. Runas como Exercícios Astrocinésicos e Teocinésicos. Como se Tratar por meio das Runas Terapêuticas. Fundamentos da Terapia Rúnica. Posturas, Orações, Mantras, Áreas de Ação Orgânica e Efeito Terapêuticos das Runas: FA, IS, AR, SIG, TYR, BAR, UR, OS, RITA, KAUM, HAGAL, NOT, LAF e GIBUR. Como Praticar cada Runa. Quantas Runas Praticar. Quanto Tempo Praticar cada Runa. Em Quanto Tempo os Resultados Aparecem. Práticas Rúnicas Especiais.

Bloco de Metafísica Geral

Carga Horária Estimada: 25 horas

Atlântida: Berço das Terapias. Tecnologia Atlante. As Cinco Causas das Enfermidades. Paracelso e as Doenças. As Cinco Classes de Terapeutas. Traumas, Complexos e Fobias. Psicopatologias mais Comuns. Origem  do Homem. Superdinâmica Mental. Ciência Prospectiva. Psicopatologias e Clarividência. Alucinação e Clarividência. Raças Cosmogônicas. Três Mentes. O Que é a Mente. Mente Sensorial, Intermediária e Interior. Domínio da Mente. Técnicas de Meditação. Benefícios Terapêuticos da Meditação. Ondas Cerebrais: Alfa, Beta, Delta e Teta. Meditação e Pesquisas Científicas. Meta-organismos: Corpos Invisíveis do Ser Humano. Corpos Físico, Vital, Astral, Mental, Causal, Consciencial e Átmico: Estudo de Cada um Deles. Corpo Astral Solar e Lunar. Corpo Mental e o Cérebro. Chacras e Saúde. O Que são os Chacras. Visão Holística dos Sete Chacras: Fundamental, Esplênico, Umbilical, Cardíaco, Laríngeo, Frontal e Coronário. Chacras e o Sistema Endoneurofisiológico. Relação dos Chacras e os Sistemas Orgânicos. Disfunção dos Chacras e Enfermidades.  Esses temas estão distribuídos ao longo dos seis cursos que integram o Curso de Formação em Terapia Holística.


∗Clique em cima da foto e veja mais informações sobre o curso∗











Share