Yogaterapia


Curso Livre de Formação em Yogaterapia

Os Cursos Voppus são apresentados em três formatos:
a) Totalmente online; b) Apostilado com lições enviadas via correio e c) 100% presencial.

RecoYôga sempre!: nhecimento do Yoga como Recurso Terapêutico

No mundo oriental sobretudo a Índia, o Yoga é reconhecido como um fabuloso sistema para o auto-aperfeiçoamento humano. Sábios indianos do presente e do passado exaltam os efeitos benéficos da prática constante e assídua do Hatha-Yoga.

O interesse pelo estudo e a prática do Yoga no mundo Ocidental começou a ser difundido mais significantemente no final do século XIX.

Na década de trinta a doutora francesa Brosse, colaboradora do professor Charles Laubry, famoso cardiologista com fama internacional, estagiou na Índia para pesquisar as relações entre o efeito terapêutico da  asma com prática de Yoga.  Suas experiências  comprovaram que os asmáticos praticantes do Yoga apresentavam trocas gasosas muitos superiores aos não praticantes. Até hoje na França, em Montpellier, sob a coordenação do Prof. Michel prossegue esse trabalho.

Há vários estudos e pesquisas sendo desenvolvidas em vários países visando a comprovação científica dos efeitos benéficos do Yoga para a saúde do ser humano.  Vamos destacar referências de algumas autoridades e pesquisadores do tema:

Dr. Pierre Jacquemart

O médico francês Dr. Pierre Jacquemart,  vice presidente da Sociedade de Medicina de Paris ,  em sua obra “Yoga –Terapêutica” (Andrei Editora, SP,1988)   afirma que:

“É verdade que o Yoga produz uma melhora na capacidade respiratória, da flexibilidade geral, principalmente do nível de articulações e das vértebras;  sua ação favorável se mantém também ao nível de todas as vísceras.  Mas tudo isso é apenas parcial e não explica o poder e a diversidade de sua extraordinária atividade fisiológica.

“ Por exemplo, é difícil conceber porque o Yoga pode influenciar as glândulas de secreção interna, órgãos tão profundamento situados como os rins e o pâncreas e explicar o misterioso efeito benéfico sobre o psiquismo”.

Dr.  Barte Nhi

Dr.  Barte Nhi graduou-se em Psiquiatria na Universidade de Paris além de ser praticante de Yoga.  Seu livro “Yoga e Psiquiatria” (Ed.  Civilização Brasileira, RJ, 1974)  fala amplamente dos benefícios terapêuticos resultantes das práticas do Yoga, Diz ele:

“Nossa experiência na utilização do Yoga entre os doentes mentais permitiu-nos verificar que esta técnica antiga pode ser usada numa perspectiva terapêutica”.

Dr. Jayme Landmann

Dr. Jayme Landmann é catedrático em Clínica Médica na Universidade do Rio de Janeiro, autor de várias obras como:  “Evitando a Saúde e Promovendo a Doença”,  “Medicina não é Saúde”,  “A Outra Face da Medicina”,  “ Saúde e Medicina”,  etc.

Vamos destacar um trecho de seu livro “As Medicinas Alternativas:  Mito ,  Embuste ou Ciência?” (Ed.  Guanabara ,  RJ,  1988):

“A Ioga afeta a saúde de muitas maneiras, mas a principal e mais importante é a de mudar a nossa concepção do corpo humano.  Através dela procuramos atingir um estado  que leva à saúde física, ética, emocional , psicoespiritual.  A Ioga não procura mudar o indivíduo, mas sim permitir que o estado de saúde natural e integral que existem  em cada um de nós se manifeste e se torne uma realidade”. 

Dr. Hiroshi Motoyama

Dr. Hiroshi Motoyama é Ph.D.  em Filosofia e Psicologia Clínica . A UNESCO, devido a alta qualidade de seus trabalhos, o elegeu em 1974  como um dos dez parapsicólogos mais  importantes do mundo.  Em sua obra “Teorias dos Chacras” (Ed.  Pensamento, SP, 1990)  explica amplamente os benefícios das diversas posturas do Yoga.  Destacaremos o que ele menciona acerca do exercício chamado halásana:

“Halasana regula o funcionamento dos órgãos do abdômen, principalmente dos rins, fígado e do pâncreas, e ativa a digestão. 

Pode aliviar a prisão de ventre e também afinar a região da cintura. Regula a atividade da glândula tireoidiana e, portanto, estabiliza o metabolismo. Esta ásana é também benéfica  para os casos de diabetes e de hemorróidas.  Ela relaxa as vértebras e tonifica os nervos espinhais, contribuindo assim para a saúde de todo o corpo”.

Poderíamos citar vários outros autores destacando os benefícios da prática  do Yoga, contudo cremos que os destaques mostrados são suficientes para atestarmos a profundidade e excelência da prática do Yoga.


Curso de Formação em Yogaterapia

Em 146 lições. (soma das lições dos cursos do item pré-requisito) 

Carga horária estimada: 815 horas. (soma das cargas horárias dos quatro cursos do item pré-requisito)

O nosso Curso de Yogaterapia é fundamentalmente uma certificação.

Certificação é um título que a Voppus Stella Maris põe a disposição de seus estudantes que queiram ampliar a sua qualificação técnica dentro de determinadas áreas específicas.

PRÉ-REQUISITOS:
· Ter mais de 18 anos
· Primeiro grau completo
· Aprovação no Curso de Formação em Terapia Holística Voppus
· Aprovação no Curso de Yoga Básico Voppus
· Aprovação no Curso de Yoga Avançado Voppus
· Aprovação no Curso de Anatomia Para Terapeuta
· Taxa de Inscrição
· Aprovação no Teste de Avaliação
· Taxa de Certificado

Tutoria: Disponível por fóruns e e-mail.

Acessibilidade ao Curso

Curso/Certificação disponível somente para os aprovados nos pré-requisitos.

O nosso Curso de Formação em Yogaterapia é fundamentalmente um pacote composto pelos cursos exigidos como pré-requisitos e mais as lições suplementares.

No certificado especial constarão os programas dos cursos de Terapia Holística, Anatomia Para Terapeuta, Yoga Básico e Avançado Voppus.

A carga horária que constará no certificado é a soma das cargas horárias previstas nos cursos de Terapia Holística, Anatomia Para Terapeuta,, Yoga Básico e Yoga Avançado: 815 horas.

Mas, como é que me inscrevo?

1) Primeiramente, cumprir com o pré-requisito.

2) Entre em contato com o seu tutor solicitando a sua inscrição.

Posso cumprir com o pré-requisto em um curso online e depois me inscrever em um curso pela versão EAD apostilado ou o contrário?

Sim. Para a Voppus o importante é o cumprimento do pré-requisito independente da versão a qual o estudante tenha escolhido.

Recursos técnicos: Ser usuário de email/webmail qualquer, ter conexão banda larga, usar computador com auto-falantes ou fone de ouvido e ter instalado: Windows Media Player ou equivalente, navegador de versão recente, Acrobat Reader e plug-in do Flash atualizados.


_______________________________




Veja a amostra em flipbook da lição online clicando na seta ao lado. Além disso, você terá acesso a vídeos com reportagens, documentários, testemunhas, entrevistas e muito mais. Faça sua inscrição agora mesmo.


Curso livre regido pelas leis vigentes no Brasil , conforme artigo 205 e 206 da Constituição Federal, Lei nº 9.394, Decreto Presidencial nº 5.154 e CNE nº 04/99 – MEC (art. 7º, § 3º) de 7 de outubro de 1999.


Objetivos do curso

  • Capacitar-se a ser um terapeuta com profundos conhecimentos do Yoga e das Terapias Holísticas.
  • Ter toda a orientação necessária para ser um terapeuta/professor de Yoga .
  • Ampliar a visão dos praticantes, instrutores e professores de Yoga
  • Abordar a filosofia prática do Yoga em seus pontos mais avançados.
  • Mostrar os benefícios do Yoga para saúde física, mental e espiritual.
  • Ampliar seus conhecimentos acerca da cultura hindu-tibetana.
  • Apresentar os fundamentos do Yoga e de diversos recursos das Terapias Holísticas e suas respectivas aplicações práticas.

Público- alvo

  • A quem queira habilitar-se como instrutor de Yoga.
  • Instrutores e professores de Yoga que queiram se reciclar e se atualizar.
  • Aos praticantes, instrutores e professores de Yoga que queiram ampliar seus conhecimentos.
  • Aos professores de Educação Física, fisioterapeutas, desportistas e terapeutas holísticos.
  • A todas as pessoas interessadas em compreender melhor o Yoga em seus amplos aspectos.

Conteúdo Programático

Confira no programa de cada um dos quatro cursos. Clique sobre o título e veja:


 ∗Clique em cima da foto e veja mais informações sobre o curso

Titulo curso yoga3 G

Share