Cursos de Yoga


Curso de Yoga

Os Cursos Voppus são apresentados em três formatos:
a) Totalmente online; b) Apostilado com lições enviadas via correio e c) 100% presencial.

O Que É  Yoga

No Brasil e também em muitas partes do mundo o termo “yoga” transformou-se em sinônimo de Hatha-Yoga. Quando alguém diz que pratica Yoga, pensa-se somente em ásanas (posturas) e pranayamas (respirações).  Ocorre que tal visão é incompleta. O termo reveste-se de uma profundidade muito maior conforme explicaremos mais adiante.

SwamiPosturas de ioga para iniciantes | eHow Brasil: , médico, filósofo, escritor hindu em sua obra “Perfeição pelo Yoga” (Livraria Freitas Bastos, Rio de Janeiro, 1967)  afirma o seguinte:

“O Yoga para o Homem Moderno  deve ajustar-se a seu gênio, adaptar-se às suas necessidades e ser re-interpretado em sua própria linguagem. A Verdade é sempre a mesma. Os princípios básicos do Yoga permanecem inalterados e inalteráveis, pois encontram-se além da influência do tempo e do espaço. O objetivo em mira, isto é, a Verdade Transcendental, também é Eterna e Imutável. Entretanto, esses princípios  têm agora de ser revistos do ponto de vista do Homem Moderno, e o caminho para alcançar o objetivo está juncado de ideologias modernas”.

A palavra “yoga”, etimologicamente, deriva-se da raiz verbal sânscrita “yug” cuja tradução é conjugar, juntar, jungir, emparelhar. Pode também significar união, conjunção de dois astros, regra gramatical, ocupação, empenho, equipamento, equipe, meio para um fim, artimanha, somatória, agregado, etc. A palavra também possui similaridades com o “yoke” inglês,  “zugos” grego, “yugo” espanhol “ok” sueco, “joug” francês, “iugum” latino, “igo” russo e o jugo português.

O termo “yoga” sob o ponto de vista técnico refere-se ao grande conjunto de valores, atitudes, preceitos e técnicas espirituais e místicas que se desenvolveram na Índia ao longo de mais de sete mil anos. A palavra Yoga é, portanto, o nome genérico de vários caminhos  ou métodos indianos de autotranscendência ou transformação metódica da consciência até alcançar a libertação final do Espírito divino encarnado no ser humano.

O termo Yoga sob o ponto de vista específico refere-se ao sistema de Yoga Clássico proposto pelo sábio hindu Patanjali.

Colocamos a sua disposição as sete linhas do Yoga. São elas o Hatha-Yoga, o Raja-Yoga, o Mantra-Yoga, o Jnana-Yoga, o Karma-Yoga o Bhakti-Yoga e o Tantra-Yoga. Em nosso curso básico do Yoga estudamos  os três primeiros Yogas da das sete principais. No curso Avançado do Yoga estudamos os quatro últimos.


 ∗Clique em cima da foto e veja mais informações sobre o curso∗

Titulo curso yoga3 G

Share