Musicalmente Saudável


Constatou-se que na Clínica Ochsner, Nova Orléans, EUA. Cerca de 74% de 500 doentes gastro-intestinais estavam, na verdade, sofrendo de doenças causadas por emoções.

La FIBROMIALGIA y los beneficios de la MUSICOTERAPIA. http://fibromialgiadolorinvisible.blogspot.com.ar/2015/08/la-fibromialgia-y-los-beneficios-de-la.html:

O Departamento Médico de Doentes Não Internados em Yale, EUA, relatou que a tensão emocional era responsável pelas doenças de 76% de todos os pacientes que procuravam esta clínica.

O filósofo e psicólogo Willian James diz que “as emoções são estados de espírito que se manifestam por alterações sensíveis no organismo”. Essas alterações são inequivocadamente acompanhadas de determinados estados psicológicos.

Será que já paramos para avaliar os danos que causam as emoções descontroladas? Vamos analisar o que sucede num momento que ficamos irritados. Os músculos do orifício de saída do  estômago se contraem tanto que nada sai do estômago e todo o tubo digestivo fica espástico, tenso. Muitas pessoas têm dores intensas no abdômen durante um ataque de raiva ou ira. Ao mesmo tempo o número de glóbulos vermelhos aumentam em demasia e o sangue se coagula com mais rapidez do que o normal. As pulsações do coração chegam até 180, 220 ou mais, permanecendo assim até que a crise passe. A pressão arterial se eleva de uns 13 até 23 ou mais. Não é raro uma pessoa sofrer um distúrbio cerebral durante um acesso de ira, por causa da pressão tão elevada, chegando a romper um vaso sangüíneo no cérebro. As coronárias do coração se contraem o bastante para produzir a angina pectoris ou uma obstrução coronária fatal.

John Hunter, fisiologista inglês famoso, tinha um temperamento insuportável e também para seu infortúnio, um mal par de coronárias. Dizia que o primeiro velhaco que o fizesse ficar demasiadamente zangado mata-lo-ía. Em um congresso Médico, o velhaco apareceu e o fez ficar com tanta ira que ele caiu morto, em conseqüência de um ataque cardíaco.

As emoções descontroladas causam contrações nos músculos do esqueleto e dos órgãos internos.

Durante a Primeira Guerra Mundial uma certa porcentagem de combatentes nas trincheiras apresentavam fibrosite. Acreditava-se que a doença era causada pelo ambiente precário dos esconderijos. Na Segunda Guerra Mundial o mesmo fato voltou a ocorrer, em qualquer parte das linhas de combate. Constatou-se, inclusive, que a incidência de fribrosite aumentava à medida que os soldados avançavam no território inimigo. A tensão emocional da luta causava a fibrosite.

Brasil na Segunda Guerra Mundial - O General Otto Freter, comandante da 148ª divisão alemã, apresentando a rendição de sua tropa ao General brasileiro Zenóbio da Costa (Arquivo do Exército Brasileiro). http://www.historiailustrada.com.br/2014/04/fotos-raras-brasil-na-segunda-guerra.html#.VW9y4c9Viko: Durante a Primeira Guerra Mundial uma certa porcentagem de combatentes nas trincheiras apresentavam fibrosite. Acreditava-se que a doença era causada pelo ambiente precário dos esconderijos. Na Segunda Guerra Mundial o mesmo fato voltou a ocorrer, em qualquer parte das linhas de combate. Constatou-se, inclusive, que a incidência de fribrosite aumentava à medida que os soldados avançavam no território inimigo. A tensão emocional da luta causava a fibrosite.

 

Quando há um excesso de tensão emocional é comum que essa tensão se concentre no pescoço e nos ombros. Cerca de 80% das pessoas que se queixam de dores na nuca, se irradiando pelo pescoço estão sobrecarregadas de stress. Há outros pontos vulneráveis às dores ocasionadas por tensões. Se a dor é nos músculos peitorais do lado esquerdo do tórax, se poderá até pensar em complicações do coração, mas, na verdade, é stress.

 

O VULNERÁVEL SISTEMA DIGESTIVO

O estômago é um medidor de emoções, na verdade funciona como um CÉREBRO EMOCIONAL.

Quando tudo corre bem, temos bom apetite, mas se as coisas vão mal perdemos o apetite e, assim que a situação melhora, volta o apetite.

Quando os músculos do estômago se contraem devido a certas emoções, tem-se a sensação de um tumor na parte superior do abdômen. Havendo intensas contrações, produz-se dor, semelhante a uma úlcera. Comprovou-se que uns 50% dos pacientes que se queixam de uma dor parecida com a dor da úlcera tem apenas uma dor muscular no estômago.

Quase na parte final dos intestinos, o cólon, caso ocorram os espasmos de origem emotiva, poderão se assemelhar a cólicas hepáticas. Uns 50% das pessoas que se queixam se crise hepática, na verdade, apresentavam vesículas hepáticas normais.

 Em um copo de vidro, esprema um limão grande ou dois médios. Em seguida, adicione aos poucos uma colher (chá) de bicarbonato de sódio no suco, essa mistura borbulha, ponha lentamente e complete com água até chegar à metade do copo. Em 15 minutos ou menos, estará livre dos gases e seu estômago já não estará inchado.:  

Quase na parte final dos intestinos, o cólon, caso ocorram os espasmos de origem emotiva, poderão se assemelhar a cólicas hepáticas. Uns 50% das pessoas que se queixam se crise hepática, na verdade, apresentavam vesículas hepáticas normais.

 

Caso o espasmo intestinal de origem nervosa ocorra no quadrante inferior do abdômen, ele se parecerá exatamente como um ataque de apendicite. Muitas vezes o indivíduo é levado à cirurgia e quando se abre o ventre nada de anormal é encontrado no apêndice.

 

AS ARTÉRIAS E AS EMOÇÕES

Todos os músculos do corpo são influenciados pelas emoções, especialmente as paredes dos vasos sangüíneos. Ocorrendo a contração dos vasos na cabeça surgirá a dor, se for aguda ocasionará a tão conhecida enxaqueca. As emoções que causam dores de cabeça são, de modo geral, facilmente identificadas.

Grande parte das perturbações da pele é o que os dermatologistas chamam de neurodermatite, podem ocorrer em qualquer parte do corpo. Na pele afetada, os pequenos vasos sangüíneos da segunda camada estão constantemente se contraindo, quando ocorre manifestações emotivas. Toda vez que isto ocorre, uma pequena quantidade de soro é expelida através das delgadas paredes dos vasos. Acumula-se nos tecidos da pele uma certa quantidade de soro. Inicialmente a pele fica escurecida. Logo que haja bastante soro sob pressão para forçar sua passagem até a superfície, temos a exudação. Vai-se formando, pouco a pouco, a neurodermatite.

A seguir vamos citar algumas músicas que induzem ao estado alfa. É claro que existem centenas de temas musicais capazes de facilitar a produção de ondas alfa, entretanto as músicas listadas abaixo resultam da experiência prática do autor desse curso. Todos as sugestões apresentadas abaixo são excelentes para a geração de ondas alfa no cérebro, entretanto o autor desse curso considera as músicas de Steven Halpern como as que produzem resultados mais rápidos. Lembramos que esses autores e suas respectivas obras podem ser encontradas nas boas lojas de venda de disco.

 

MÚSICAS ALFAGÊNICAS

Steven Halpern

Eastern Peace

Dawn

Zodiac Suite

Spectrum Suite

Confort Zone I

Confort Zone  II

Starborn Suite

Crystal Suite

Extrato da lição do Curso de Biomusicoterapia Prática. Mais info, clique aqui.

Share