Hatha-Yoga


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Curso Livre de Practitioner de Hatha-Yoga

Os Cursos Voppus são apresentados em três formatos:
a) Totalmente online; b) Apostilado com lições enviadas via correio e c) 100% presencial.

Origem do Hatha-Yoga

É difícil afirmar em que época surgiu o Hatha-Yoga. Sabe-se que as posturas já eram conhecidas na época de Moenjodaro (3.000 a.C.).

O que se sabe com certeza é que essas posturas são de origem tântrica, isto é, sempre estiveram intimamente associadas a Shiva.

Há uma lenda sobre a origem dos Ásanas. A estória conta que Shiva, um dos deuses da tríade indiana, ensinou os ásanas à sua esposa, Parvati. Num tempo muito longínquo, quando o ser humano ainda não existia, Shiva e Parvati estavam à beira do mar, praticando o Yoga. Mas, ali perto estava Matsya, o peixe, que observava tudo detidamente, com grande respeito e atenção. Depois de sete dias e sete noites, Shiva e Parvati se retiraram, não voltando mais à beira do mar. Matsya caiu em profunda tristeza e, depois de sete dias e sete noites, saiu do mar, dirigiu-se à praia e tentou praticar o que aprendera por contemplação. Shiva, ocultamente, observava Matsya e como recompensa por sua fé, transformou-o em um ser humano, dando-lhe o poder de praticar as posturas e de respirar. Matsya, iluminado por Shiva, ensinou as posturas a todos os seres do mundo.

Essa é a origem mitológica do Hatha-Yoga. A origem histórica ‚ difícil de precisar porque não existem estudos específicos destinados a fazer um levantamento de fontes.

Existem alguns livros hindus clássicos que tratam desta linha. São eles: Gheranda Samhita (Coleção de Gheranda), Hatha-Yoga Pradipik (Elogio à Hatha-Yoga), Shiva Samhita (Coleção de Shiva), Siddha Sidarita Padhati e Yogasudamani-Upanishad.

Gheranda-samhita

Divide-se em 7 partes ou sádhanas.

A primeira descreve as purifiThis is totally bikram. And I would NOT call this beginners. Hell I can barely do some of these correctly.: cações ou kriyas (Dhauti, Bhasti, Neti, Nauli, Trataka e Kapalabhati).

A segunda trata das 32 posturas fundamentais do Hatha-Yoga, que são:

1) Siddhásana (Postura do sábio);

2) Padmásana (Postura de Lótus);

3) Badha konásana (Postura do Ângulo de Bacia Ligada);

4) Muktásana (Postura Livre);

5) Vajrásana (Postura do Diamante);

6) Svastikásana (Postura da Prosperidade);

7) Simhásana (Postura do Leão);

8) Gomukásana (Postura da Vaca);

9) Virásana (Postura do Herói);

10) Dhanurásana (Postura do Arco);

11) Mirtásana (Postura do Morto);

12) Guptásana (Postura Escondida);

13) Matsyásana (Postura do Peixe);

14) Matsyendrásana (Postura de Matsyendra);

15) Goraksásana (Postura do Joelho);

16) Paschimottanásana (Postura da Distensão Posterior);

17) Utkatásana (Postura Arriscada);

18) Samkatásana ( Postura do Perigo);

19) Mayurásana (Postura do Pavão);

20) Kukkutásana (Postura do Galo);

21) Kurmásana (Postura da Tartaruga);

22) Uttana Kurmásana (Postura Erguida da Tartaruga);

23) Uttana Mandukásana (Postura Erguida do Sapo);

24) Vrikshásana (Postura da Árvore);

25) Mandukásana (Postura do Sapo);

26) Garudásana (Postura do Pássaro);

27) Virsásana (Postura do Touro);

28) Shalabásana (Postura do Gafanhoto);

29) Makarásana (Postura do Golfinho);

30) Ustrásana (Postura do Camelo);

31) Bhujangásana (Postura da Cobra);

32) Yogásana (Postura da União Perfeita).

A terceira descreve 25 mudras (gestos) que exercem grande influência sobre o corpo e a psique. Entre eles citamos: Maha-Mudra (o grande gesto) e Viparita-Karani Mudra (gesto da foice), que serão ensinados neste curso.

A quarta, quinta, sexta e sétima partes tratam, respectivamente, de Pratyahara, Pranayama, Dhyana e Samadhi, que serão detalhados na lição 10.

Os outros livros também giram em torno desse tema, motivo pelo qual não os especificaremos.

O termo “hatha-yoga”, dado a esta linha de posturas, gestos, exercícios respiratórios e relaxamento de que se compõe o método tântrico aqui em estudo, é atribuído a Goraknath, asceta fundador da Ordem Kanphata-Yogi. Este mestre yogue afirmava ser Shiva  a suprema divindade e o fundador do Yoga.

Ásana

A palavra ÁSANA tem origem sânscrita e significa POSIÇÃO ou POSTURA.

Acredita-se que existam centenas de variações de posturas, contudo, tradicionalmente, foram transmitidas 84 (destas, 32 são chamadas fundamentais e estão descritas acima), que compõem o Hatha-Yoga.

Segundo as lendas, o criador dos ásanas foi SHIVA, o deus que renova toda a Criação. No Cristianismo, SHIVA corresponde ao ESPÍRITO SANTO. Cada ásana é a representação de uma forma viva da natureza. Como veremos no decorrer do curso, muitas posturas assemelham-se a animais, levando seus nomes.

Os ásanas têm a propriedade de LIBERAR TENSÕES. Sua prática constante e coordenada confere FLEXIBILIDADE, MELHORIA DO FUNCIONAMENTO DOS ÓRGÃOS, DESENVOLVIMENTO DOS PULMÕES, MODELAÇÃO E FORTALECIMENTO DOS MÚSCULOS, VIGOR, SENSAÇÃO DE LEVEZA, FORTALECIMENTO DA IMUNIDADE NATURAL DO ORGANISMO, sem falar nos efeitos sutis, relacionados à PRANALIZAÇÃO DO CORPO, dos quais trataremos posteriormente.


Curso de Practitioner de Hatha-Yoga

Em 17 lições

Carga horária estimada: 70 horas.

Pré-requisito: Nenhum

Certificado: Após taxa e teste de avaliação no final do curso.

Tutoria: Disponível por fóruns e e-mail.

Material de apoio: Apostila em PDF com 350 páginas para impressão e download.

Vídeos com reportagens, documentários, testemunhas, entrevistas e muito mais.

Início do curso: Em qualquer tempo.

Inscrição

Formato online com 120 dias de acesso
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Valor único R$ 278,00 no Cartão, Depósito ou Boleto
Assinatura R$ 87,00/mês em 4 parcelas somente no Cartão
Assinatura R$ 35,00/mês em 10 parcelas somente no Cartão
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Formato apostilado via correio
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Formato presencial
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Curso livre regido pelas leis vigentes no Brasil , conforme artigo 205 e 206 da Constituição Federal, Lei nº 9.394, Decreto Presidencial nº 5.154 e CNE nº 04/99 – MEC (art. 7º, § 3º) de 7 de outubro de 1999.


Recursos técnicos: Ser usuário de email/webmail qualquer, ter conexão banda larga, usar computador com auto-falantes ou fone de ouvido e ter instalado: Windows Media Player ou equivalente, navegador de versão recente, Acrobat Reader e plug-in do Flash atualizados.

Depoimentos

Depoimentos publicados com autorização expressa de seus respectivos autores. Por política de privacidade da instituição não publicamos os respectivos endereços eletrônicos.

1- Moro interior do Amazonas e não conheço ninguém em minha cidade de ensine Yoga. Esse curso para mim foi um achado porque com ele aprendi a praticar o Hatha-Yoga. As posturas são explicadas com animação tornando muito fácil seguir o passo a passo. Parabéns a equipe que elaborou o curso.     Sebastiana G. da Silva – Tefé – AM

2- Antes de fazer o curso eu já era praticante de Yoga, mas meu professor não explicava sobre os benefícios terapêuticos dos ásanas. Nesse curso aprendi tudo isso com detalhes. Agora eu sei para que serve cada posição. Estou muito satisfeito com o que aprendi no Curso de Hatha-Yoga da Voppus.     Otávio Siqueira Machado – Porto Alegre – RS

3- Nunca pensei que fosse possível aprender Yoga pela internet. O curso me surpreendeu pela excelente didática. Muito bom e recomendo.     Patrícia H. Martins – Uberaba – MG

Objetivos do curso

  • Ensinar como praticar os exercícios milenários do Hatha-Yoga.
  • Mostrar os benefícios do Hatha-Yoga para saúde.
  • Estudar os fundamentos filosóficos do Yoga.
  • Ampliar seus conhecimentos acerca das culturas antigas.
  • Capacitar-se a praticar e ensinar o Hatha-Yoga.

Público- alvo

  • Aos praticantes de Hatha-Yoga que queiram ampliar seus horizontes.
  • Aos leigos interessados em conhecer e praticar o Hatha-Yoga.
  • Aos que desejam ampliar seus conhecimentos.
  • A todos os profissionais que aspiram conhecer melhor o Hatha-Yoga.
  • A quem queira tornar-se um instrutor de Hatha-Yoga.
  • Aos professores de Educação Física, fisioterapeutas, desportistas e terapeutas holísticos.

Conteúdo Programático

Hatha-Yoga : Noções Fundamentais – O que é Yoga – O que é Hatha-Yoga – Objetivos e benefícios do Hatha-Yoga – Origem do Hatha-Yoga – As posturas do Hatha-Yoga – Requisitos indispensáveis para a prática do Hatha-Yoga – O conhecimento de si mesmo- Pré-ásanas (exercícios de aquecimento e flexibilização) –  Yoga: Origem Milenária – India mística –  Brahma, Vishnu e Shiva – Yoga no Brasil – As 7 classes de Yoga: Hatha, Raja, Mantra, Karma, Jnana, Bhakti e Tantra – Suryanamaskar (Saudação ao Sol) – Corpo Humano: Noções Básicas – Sistemas e Aparelhos orgânicos – Corpo etérico – A respiração   – Exercícios respiratórios: Sukhásana, Vajrásana, Siddhásana, Padmásana, Svastikásana – Técnica, efeitos e contra-indicações de cada postura – Kriya-Yoga –  sistema de purificação – Ramayana: poema épico hindu – Shavásana, Bhujangásana, Shalabásana, Ardha-Shalabásana, Sthambásana, Pindásana, Ardha-Pindásana, Paschimottanásana – Técnica, efeitos e contra-indicações de cada postura.

Concentração e Atenção  – Atenção interna , externa, voluntária e involuntária – Divisão da atenção – Identificação, fascinação e sonho da consciência – Recordação de si  –  Padahastásana, Pristhásana, Trikonásana, Maha-Mudra, Vakrásana – Chacras e Glândulas Endócrinas –  Pineal, Pituitária, Tireóides, Paratireóides, Timo, Pâncreas, Supra-renais e Gônadas – Os 7 chacras: – Bija-mantras: os sons sementes de cada chacra – Mantra OM – Dhanurásana, Navkásana, Ustrásana, Hasthapadásana, Chandrásana – Nutrição e Saúde – Alimentação saudável – Proteínas, hidrato de carbono, gorduras, vitaminas e calorias – Alimentos industrializados  – Aditivos químicos: aromatizantes, corantes, conservantes, adoçantes, antioxidantes, antiumectantes, estabilizantes, etc. –  Transformação das impressões – Impressões positivas e impressões negativas – Exercícios respiratórios: Bastrika, Vama-Krama, Nadi-Shodana – Energia  Vital e Prana – Prana: energia vital – Os nadis  Ida, Pingala e Sushumna – A Kundalini – Pranayama: controle da energia vital – Os 8 pranayamas do Hatha-Yoga – Tattwas – Propriedades dos 5 tattwas – Técnicas de relaxamento: Bio-sono-cromático, Ritmo respiratório, Sons brancos,  – Posturas yóquicas de relaxamento.

Ashtanga-Yoga ( I ) – Patanjali e os Yoga-Sutras – Ashtanga-Yoga: Yoga em oito partes – Yamas ou refreamentos – Niyamas ou observâncias: – Yoga-Sutra: Fragmentos – Raja-Kapotásana, Vrikshásana, Ardha-Vrikshásana, Gomukhásana, Viparita-Karani Mudra, Halásana  – Ashtanga-Yoga ( II ) – Ásana – Pranayama  – Pratyahara  – Dharana  – Dhyana  – Samadhi  –  Yoga-Sutra: Fragmentos – Yogásana, Chandrásana, Ardha-Viparita Dhanurásana, Sarvangásana – Coluna Vertebral: Eixo da Vida –  Coluna vertebral, nervos , músculos e funções – Postura: estática e dinâmica – Dores de coluna e desvios mais comuns – Alterações na estrutura óssea da coluna  – Cuidados necessários com a coluna – Noções básicas de meditação –  Supta-Vajarásana, Matsyásana, Ardha-Matsyásana, Mandukásana, Uttana-Mandukásana, Kurmásana – Yoga Para o Rejuvenescimento – Os chacras e sua relação com a juventude – Glândulas sexuais e longevidade – Exercícios especiais para rejuvenescer – Divina Mãe Kundalini, Shiva e a Fonte da Juventude – Os 12 exercícios da Fonte da Juventude.

Mudras e Bandhas –  Shiva: Deus Renovador da Criação – O Shiva Nataraja  – As contra-partes femininas de Brahma, Vishnu e Shiva –  Makarásana, Badha-Konásana, Ardha-Bhujangásana, Virsásana – Prana e Domínio da Mente –  Os sete corpos – Origens da Mente Universal – A mente e suas vibrações – Conduta mental no Hatha-Yoga –  Como triunfar através do poder mental – A Lei do karma – Sankatásana, Mayurásana, Prasarita Padottanásana, Shirshásana – Tantrismo e Auto-purificação I  –  O que são samskaras – A morte dos samskaras – O processo interior de auto-descobrimento – Didática para a compreensão dos samskaras – Auto-observação, retrospecção, análise estrutural, análise transacional, julgamento do samskara – O Ritual Pancatattwa –  Sinhásana, Uthkatásana, Natarajásana, Tadásana – Técnica, efeitos e contra-indicações de cada postura – Tantrismo e Auto-purificação II –  A magia sexual – Devi Kundalini Shakti – Amor e morte – Tipos de tantrismo: Branco, Cinza e Negro – Exercício especial para o reconhecimento do Ser – Vazio Iluminador – Considerações finais – Conferência sobre o “Vazio Iluminador”  – HAM-SAH: prática especial para entrar em Samadhi – Sequência de aulas para 22 semanas.


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Titulo curso yoga3 G

 

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