Anatomia Para Terapeuta


Clique em cima da foto e veja mais informações sobre o Curso de Anatomia Para Terapeuta

Curso Livre de Anatomia Para Terapeuta

Os Cursos Voppus são apresentados em três formatos:
a) Totalmente online; b) Apostilado com lições enviadas via correio e c) 100% presencial.

Por que Anatomia Para Terapeuta?

Ao longo desse curso vamos estudar as principais funções7 tutoriais de desenho de figura humana: , estruturas e distúrbios que podem acometer o corpo humano.

Nessas lições estudaremos anatomia, fisiologia e patologia. Apresentaremos o tema de forma sintética para que o terapeuta possa conhecer o seu próprio organismo como também ter noções fundamentais caso vá trabalhar diretamente com pessoas. Além do mais, também apresentaremos alguns elementos de metafísica e esoterismo associados a determinadas funções, características anatômicas ou patológicas.

Temos comprovado que muitos terapeutas holísticos ou alternativos, na grande maioria, possuem escassas informações acerca do corpo humano. Seria, inequivocadamente, um absurdo a alguém se propor a cuidar acerca da saúde de outros sem que tenha as mínimas noções sobre o funcionamento do organismo humano.

Queremos aclarar que não pretendemos ministrar um curso de anatomia,  fisiologia ou patologia. Há milhares de livro que tratam do assunto em qualquer livraria ou biblioteca. Vamos procurar estudar o tema traçando, na medida do possível, um paralelo entre as terapias holísticas ou alternativas e o corpo humano.

A anatomia, fisiologia e patologia que vamos estudar não serão estratificadas, como ocorre no meio acadêmico. Estudaremos as três matérias de forma integrada. Quando necessário acrescentaremos alguns elementos metafísicos, esotéricos ou filosóficos aliados ao tema.

O conhecimento do corpo humano é importante tanto a autocura como também para ministrar tratamento em alguém. Segundo o Dr. Douglas Baker, B.A., M.R.C.S., L.R.C.P., F.Z.S., médico inglês, escritor em sua obra “Anatomia Esotérica” (Mercuryo, São Paulo, 1993) no Capítulo 1 afirma que:

“Para o estudante de anatomia esotérica são obviamente importantes os esclarecimentos anatômicos, pois “A energia segue o pensamento”. A habilidade de localizar a atenção numa região do corpo conduz a resultados moderadores, estimuladores ou refreadores naquela região, conforme:

a) a capacidade de visualizar a área anatômica em questão,

b) a atitude da mente e da respiração durante a concentração da atenção.

Esta é a base dos verdadeiros métodos de cura esotérica”.

Anatomia

A Anatomia humana é a ciência que estuda as estruturas e a forma das partes constituintes do corpo humano. Vamos nos deter no estudo dos principais sistemas do organismo do homem e da mulher.

Fisiologia

A Fisiologia humana é a ciência que estuda as funções orgânicas, processos ou atividades vitais, como crescimento, nutrição, respiração, manutenção, etc. A fisiologia se atém ao estudo do funcionamento do organismo com os seus diversos órgãos.

Patologia

A Patologia humana é a ciência que estuda as causas, sintomas, origens e natureza das várias enfermidades que podem se manifestar no corpo do homem ou da mulher.

Corpo Humano: Estrutura Organizada

O corpo humano não é um amontoado de carnes agreClick to close image, click and drag to move. Use arrow keys for next and previous.: gado a um esqueleto que lhe fornece sustentação. O corpo humano é uma unidade altamente complexa da qual até hoje os biólogos continuam descobrindo novidades.

Nosso corpo é composto por cerca de cem trilhões de partículas denominadas células. São milhões e milhões de células diferentes que se reúnem em grupos semelhantes para originar os tecidos. Os tecidos formam a nossa pele, os nossos ossos, os nossos músculos… Quando os tecidos se juntam dão origem aos órgãos, como, por exemplo o fígado, o estômago, o coração, os rins. Os órgãos não operam isolados. Fazem parte de conjuntos que denominamos sistemas. Todos os sistemas reunidos formam o organismo humano como conhecemos.

O corpo humano é formado por células. As células se agrupam para formar os tecidos. Os tecidos se agrupam para formar os órgãos. Os órgãos se agrupam para formar os sistemas. Os sistemas se agrupam e formarem o que conhecemos como corpo humano.

Cada parte do corpo possui certa independência, entretanto está sempre direta ou indiretamente relacionada com outras partes. Por exemplo: O sistema respiratório possui suas funções próprias, do mesmo modo que o digestório. Mas os dois possuem estruturas orgânicas em comum por onde passa os alimentos e o ar.

Célula: Unidade Fundamental

A célula é a menor unidade viva fundamental de todos os seres vivos.

No corpo humano existem perto de cem trilhões de células de diversos tipos. Cada tipo de célula é adaptado para realizar uma função particular.

Sob o ponto de vista metafísico cada célula é um trio de matéria, energia e consciência.

Quase todas as células formadoras de qualquer ser vivo são constituídas por três partes fundamentais: membrana, citoplasma e núcleo. Mais adiante, estudaremos particularmente essas estruturas.

A grande maioria das células formadoras do nosso corpo é invisível a olho nu, e só podemos vê-las e estudá-las por meio de aparelhos especiais chamados microscópios.

O microscópio possui a particularidade de poder aumentar milhares de vezes o objeto a ser observado. Há microscópicos óticos e eletrônicos. Os microscópios óticos podem ampliar o objeto algumas centenas de vezes. Os microscópios eletrônicos podem ampliar o objeto em milhares de vezes.

Célula: Parte visível e Invisível

Como já vimos, o nosso corpo é formado por bilhões de células. Cada uma delas é um organismo vivente com funções específicas. É preciso aclarar que as células possuem suas contra-partes invisíveis e ainda não comprovadas pela ciência de modo convincente. Os esoteristas, metafísicos e místicos sabem, por meio das faculdades extra-sensoriais, que as células são sétuplas. Cada célula possui componentes físicos, vitais, astrais, mentais, causais, conscienciais e átmicos. Em nosso Curso de Formação em Terapia Holística enfocamos com detalhes as partes físicas (material, tridimensional), vital (etérica, tetradimensional), astral (emocional, tetradimensional) e mental (pensamento, pentadimensional). As partes causal (vontade, ação-reação, Kármica), consciencial (consciência) e átmica (o Ser) são abordadas ligeiramente. Caso você tenha maior interesse no assunto também recomendamos os nossos curso “Saber é Poder”, “Metafísica Energética” e “Esoterismo Iniciático”.

Mente Celular

#Occult #Anatomy:

As células possuem a sua parte mental, e é, exatamente nesse ponto que vamos nos aprofundar um pouco mais.

O Yogue Ramacharaca, há mais de um século atrás, escreveu varias obras e dentre elas “A Ciência da Cura Psíquica “(Pensamento, São Paulo, 1997). Desse livro extraímos o seguinte trecho do Capitulo IV.

“Para compreendermos a natureza da Cura Psíquica, havemos de conhecer bem a natureza da parte mental do Corpo. Não só tem a Mente Central um certo número de Planos de Manifestação, mas até cada órgão tem algo que poderia ser denominado uma “mente orgânica”,  constituída por um “grupo mental” de um número de células, das quais cada uma, por sua vez tem uma mente celular própria. Esta idéia é um tanto surpreendente aos que não têm conhecimento minucioso do assunto, mas é reconhecida como correta não só pelos Yogues, como também pelos que não ignoram as descobertas recentes da Ciência ocidental”. (…)

 “Estas mentes celulares manifestam uma notável adaptação às suas tarefas especiais. A sua ação seletiva, que mostram extraindo do sangue o alimento necessário, e rejeitando o que não é aproveitável, é um exemplo desta inteligência. O processo  de digestão, assimilação, etc., patenteia a mente da célula, tanto individual como em grupos.

“A cura das feridas, a precipitação das células ao ponto onde são necessitadas e muitos exemplos conhecidos pelos fisiologistas tornam evidente esta vida celular e esta ação mental.

 “O corpo inteiro é constituído destas pequenas células. E isto é verdade em relação às duras partes ósseas, inclusive o esmalte dos dentes.

 Estas células têm formas correspondentes à tarefa particular de que são encarregadas, e as suas formas e figuras variam materialmente. Cada célula, é na realidade um indivíduo separado e mais ou menos independentes, embora sujeito ao controle da mente orgânicas, e mais acima desta, ao controle da Mente Instintiva.

“As células operam constantemente, cada uma desempenhando a sua tarefa particular, como um soldado bem exercitado e disciplinado num exército. Algumas das células são obreiro ativos, e outras pertencem às forças de reservas, aguardando uma repentina e urgente chamada ao dever. Algumas são estacionárias, e outras móveis. Algumas trabalham como limpadoras do sistema retirando do corpo os rebotalhos e destroços, ao passo que outras levam os elementos nutrientes do alimento a todas as partes do corpo.

 “A vida das células tem sido comparada a uma grande e bem organizada comunidade, onde cada indivíduo executa seu trabalho particular próprio, e todos trabalham para o bem comum. Essa comunidade é grande pois calcula-se só das células vermelhas de sangue ao menos 77.000.000.000 (setenta e sete bilhões)! Estas células do sangue vermelho são os carregadores comuns do corpo, e entram nas artérias e veias, levando aos pulmões uma carga de oxigênio e distribuindo partículas dessa carga aos vários tecidos do corpo, que dão vida e força às respectivas partes. Em sua jornada de regresso através das veias, as células levam consigo as matérias gastas. Como um navio mercante, estas células levam uma carga em sua ida, e trazem outra carga em sua volta”.

De acordo com o exposto vemos que o nosso corpo possui uma estrutura orgânica fantástica. Aliás o projeto do corpo humano é algo mais que fantástico, em simples palavras: é DIVINO. Até hoje, nenhuma invenção do homem chegou perto da perfeição do organismo humano.

Confira o programa desse curso. Você vai ver que é excelente.


Curso de Anatomia Para Terapeuta

Em 20 lições

Carga horária estimada: 95 horas.

Pré-requisito: Nenhum

Certificado: Após taxa e teste de avaliação no final do curso.

Tutoria: Disponível por fóruns e e-mail.

Material de apoio: Apostila em PDF com 350 páginas para impressão e download.

Vídeos com reportagens, documentários, testemunhas, entrevistas e muito mais.

Início do curso: Em qualquer tempo.

Inscrição

Formato online com 180 dias de acesso
Clique no botão "Pagar com" ou "Assinar com"  relacionado ao valor e siga as instruções que vão aparecer na tela. Mas, se você tiver dúvida clique aqui e veja as instruções de como utilizar o PagSeguro.
Valor único R$ 315,00 no Cartão, Depósito ou Boleto
Assinatura R$ 75,00/mês em 6 parcelas somente no Cartão
Assinatura R$ 46,00/mês em 10 parcelas somente no Cartão
O acesso ao curso na opção "Assinatura" será interrompido por falta de pagamento da mensalidade.
Formato apostilado via correio. Veja mais clique aqui
Valor único R$ 468,00 no Cartão, Depósito ou Boleto
Assinatura R$ 170,00/mês em 3 parcelas somente no Cartão.
Assinatura R$ 80,00/mês em 7 parcelas somente no Cartão
Você receberá a quantidade de lições via correio proporcional ao plano de pagamento de sua escolha.
Formato presencial
Nenhuma turma prevista no momento

_______________________________




Veja a amostra em flipbook da lição online clicando na seta ao lado. Além disso, você terá acesso a vídeos com reportagens, documentários, testemunhas, entrevistas e muito mais. Faça sua inscrição agora mesmo.


Curso livre regido pelas leis vigentes no Brasil , conforme artigo 205 e 206 da Constituição Federal, Lei nº 9.394, Decreto Presidencial nº 5.154 e CNE nº 04/99 – MEC (art. 7º, § 3º) de 7 de outubro de 1999.


Recursos técnicos: Ser usuário de email/webmail qualquer, ter conexão banda larga, usar computador com auto-falantes ou fone de ouvido e ter instalado: Windows Media Player ou equivalente, navegador de versão recente, Acrobat Reader e plug-in do Flash atualizados.

Depoimentos

Depoimentos publicados com autorização expressa de seus respectivos autores. Por política de privacidade da instituição não publicamos os respectivos endereços eletrônicos.

1 – Mesmo sendo da área médica fiquei surpreso com os conceitos metafísicos e psicossomáticos explicados no curso de anatomia. Ótimo curso. Recomendo. Caio César A. Figueiredo – Florianópolis – SC

2 – Venho trabalhando com terapias alternativas há muitos anos, mas nunca me dediquei a estudar anatomia com detalhes. Esse curso preencheu essa lacuna. Agradeço a Voppus por ter disponibilizado um curso com essa qualidade. Cláudio F. dos Santos – Manaus – AM

3 – Bom curso, mas sugiro ampliar os tópicos sobre as patologias. Renata Carla Azeredo – Natal – RN

Objetivos do curso

  • Apresentar o estudo anatômico, fisiológico e patológico em linguagem simples e ao alcance de qualquer pessoa.
  • Explicar as relações físicas e metafísicas entre órgãos, sistemas e estruturas orgânicas.
  • Esclarecer ao terapeuta holístico, naturalista ou alternativo as principais funções orgânicas para maior eficiência de seu trabalho terapêutico em qualquer área.
  • Ampliar a visão terapêutica dos distúrbios orgânicos tendo como base a Psicossomática.
  • Traçar uma relação de causa e efeito entre as doenças orgânicas e as alterações emocionais.
  • Ter uma nova visão do corpo humano sob o ponto de vista metafísico, orgânico e emocional.
  • Saber como as emoções influenciam os distúrbios orgânicos e como as doenças físicas alteram os estados emocionais.
  • Conhecer mais sobre você mesmo e seus distúrbios físicos, metafísicos ou psicossomáticos.
  • Renovar conceitos acerca do corpo humano e de suas estruturas orgânicas, físicas e metafísicas.

Público- alvo

  • Profissionais de todas as áreas da saúde que queiram compreender os distúrbios orgânicos sob o ponto de vista metafísico e psicossomático.
  • Profissionais de todas as áreas terapêuticas alternativas, holísticas ou complementares.
  • A qualquer pessoa que queira ter uma nova visão física, metafísica e emocional de suas moléstias.
  • Terapeutas holísticos, alternativos, naturalistas, naturopatas, acupunturistas, reikianos, instrutores de Yoga e qualquer pessoa que atue na área terapêutica.
  • A pessoas que pretendam atuar na área terapêutica.
  • Aos espiritualistas, esoteristas e místicos de todas as escolas e linhas filosóficas.
  • Àqueles que desejem ampliar seus conhecimentos gerais.

Conteúdo Programático

O Que é Anatomia, Fisiologia e Patologia. Célula: Unidade Fundamental. Citologia. Células: forma, função, tamanho. Partes Principais das Células. Principais Organelas. Câncer: Rebelião Celular. Visão Metafísica da Célula. Mente Celular. Histologia: Estudo dos Tecidos Orgânicos. Tecidos: Epitelial, Conjuntivo, Muscular e Nervoso. Células, Leucócitos e Elementais: Aspectos Metafísicos. Neurônios: Aspectos Metafísicos. Os Dez Principais Sistemas do Corpo Humano. Pele, Epiderme e Intraderme. Pêlo, Unha, Glândulas Sudoríparas, Glândulas Sebáceas, Nervos e Vasos. Patologias Cutâneas Mais Comuns. Que É Psicossomática. Emoções e Corpo: Um Todo Inseparável. Discórdias entre Médicos e Psiquiatras. Doenças, Mente e Corpo. Fatores Emocionais Agravam Doenças. Vulnerabilidade Emocional e Orgânica. Emoções e Queda de Cabelo.

Sistema Estrutural: Ossos e Músculos. Osso: Composição. Tipos de Ossos. Funções dos Ossos. Estudo do Esqueleto. Visão Metafísica da Clavícula. Estudos das Articulações. Aspectos Metafísicos das Articulações. Patologias Articulares mais Comuns. Principais Músculos do Corpo Humano. Músculos Lisos, Estriados e Estriado Cardíaco. Aspectos Metafísicos do Domínio Muscular. Nutrição dos Músculos. Patologias Musculares Mais Comuns: Distensão, Torcicolo, etc. Psicossomática e Sistema Estrutural. Características Emocionais da Artrite Reumatóide. Ira Escamoteada e Artrite. Depressão e Aspectos Psicológicos. Fadiga de Origem Emocional. Atividades Posturais e Emoção. Emoções e Dores de Cabeça. Sistema Digestivo e Órgãos Principais. Como Funciona o Sistema Digestivo. Principais Enzimas. Patologias Mais Comuns do Sistema Digestivo. Personalidade e Doenças.Casuísticas Psicossomáticas. Freud e o Caso Katharina. Asma e Emoções. Resfriados por Razões Psicossomáticas. Colite e Ira Reprimida. Distúrbios Estomacais e Emoções.

Sistema Respiratório. Oxigênio: Elemento Vital. Respiração: Aspecto Metafísico. Principais Órgãos do Sistema Respiratório. Fossas Nasais: Funções Respiratórias e Olfativa. Como Funciona o Sistema Respiratório. Respiração Celular. Aspectos Metafísicos da Respiração e Energia Prânica. Patologias Mais Comuns do Sistema Respiratório.

Sistema Circulatório Sangüíneo e Linfático. Anatomia e Fisiologia do Coração. Aspectos Metafísicos do Coração. Artérias, Veias, Capilares e Pequena Circulação. Estrutura dos Vasos. Grande Circulação. Circulação de Retorno. Circulação Porta. Sangue: Analogias Filosóficas. Principais Características do Sangue. Sangue, Cristo e Luz Espiritual: Visão Metafísica. Composição do Sangue. Aspectos Metafísicos dos Glóbulos Brancos. Patologias Mais Comuns do Sangue, das Artérias e do Coração. Defeitos Congênitos, Infecções, Cardiomiopatias, Irrigação Sangüínea Deficiente. Fatores Emocionais no Surgimento do Câncer e nos Distúrbios do Coração. Pressão Alta e Desemprego. Coração, Ansiedade e Depressão. Enfarte e Ansiedade. Coração e Arrogância.

Sistema Excretor, Urinário ou Trato Urinário. Características Anatômicas e Fisiológicas dos Rins. Como Ocorre a Filtração Renal. Vias Urinárias: Ureteres, Bexiga e Uretra. Distúrbios Mais Comuns do Sistema Urinário.

Sistema Nervoso. Aspectos Metafísicos do Sistema Nervoso. Importância do Sistema Nervoso nas Terapias Holísticas. Neurônio: Células Fundamentais. Sistema Nervoso Central (SNC). Anatomia Simplificada do Encéfalo. Tronco Cerebral, Cérebro e Cerebelo. Hemisférios Cerebrais. Diferenças Funcionais dos Dois Hemisférios. Cerebelo: Aspectos Metafísicos. Visão Metafísica da Medula Espinhal. Nervos Cranianos ou Encefálicos. Importância do Nervo Pneumogástrico ou Vago. Nervo Vago e Espiritualidade. SNC, Plexos e Mediunidade. Sistema Nervoso Simpático e Parassimpático. Fisiologia Simplificada do Sistema Nervoso. O Que é Hipotálamo. Hipotálamo e Controle de Temperatura, Hídrico e Funcional. Aspectos Metafísicos do Hipotálamo. Plexo Solar e Hipotálamo. Autodomínio e Hipotálamo. Stress e Hipotálamo. Distúrbios Mais Comuns no Sistema Nervoso. Doença Vascular Cerebral. Acidente Vascular Cerebral (AVC), Doença de Alzheimer, Epilepsia, Cefaléia, Meningite, Nervosismo, Neurite, Nevralgia, Ciática. Como Ocorre a Dor. Aspectos Metafísicos: Sistema Nervoso, Visualização e Cura. Psicossomática e Dor. Emoções e Dor. Características Psicológicas da Dor. A Solidão Intensifica a Sensação de Dor. Dor Psicogênica. Placebo Aliviando a Dor.

Sistema Glandular. O Que é Hormônio. Aspectos Metafísicos dos Hormônios. Tatwas e Hormônios. Glândula Pineal e Melatonina. Aspectos Fisiológicos, Psíquicos e Espirituais da Hipófise. Tireóide e Tiroxina. Hipertiroidismo e Hipotiroidismo. Aspectos Metafísicos da Tireóide. Funções Hormonais das Paratireóides. Aspectos Metafísicos das Paratireóides. Glândulas Timo e o Sistema Imunológico. Aspectos Metafísicos da Glândula Timo. Funções das Glândulas Supra-renais. Aspectos Metafísicos das Supra-renais. Gônadas, Ovários, Testículos e Hormônios. Aspectos Metafísicos dos Testículos e Ovários. Tipos de Hormônios Secretados e Principais Funções. Pâncreas, Hiperglicemia e Hipoglicemia. Aspectos Metafísicos do Pâncreas. Funções Principais do Fígado. Colesterol. Aspectos Metafísicos do Fígado. Baço: Responsável pela Remoção e Distribuição das Hemácias e Reforço no Sistema Imunológico. Aspectos Metafísicos do Baço. Psicossomática e Glândulas. Sistema Límbico: Base das Emoções. Tálamo e Hipotálamo: Interatividade Nervosa. Glândulas e Emoções. Supra-renais e Emoções. Tensões do dia-a-dia e Produção de Adrenalina. Medo e Pressão Psicológica.

Sistema Sensorial. Órgãos Sensoriais e Áreas Cerebrais. Aspectos Metafísicos das Sensações e Impressões. Sentidos e Desenvolvimento Psicoespiritual. Tato e os Córtices Somático-sensitivos. Receptores Táteis. Como é o Globo Ocular. Aspectos Metafísicos do Olho. Emissão Energética dos Olhos. Estruturas Anexas ao Globo Ocular. Distúrbios dos Olhos. Aspectos Metafísicos da Visão. Audição: Percepção dos Sons. Como Ouvimos. Distúrbios Mais Comuns na Audição. Olfato: Percepção dos Odores. Anatomia Simplificada do Nariz. Fisiologia Simplificada do Nariz. Paladar: Sentinela do tubo Digestivo. Distúrbios Mais Comuns do Paladar e Língua. Como Sentimos o Sabor. Feitiçaria, Superstição e Vulnerabilidade Emocional. Doenças e o Inconsciente. O Que É Hipocondríase. Fundamentos Psicológicos do Hipocondríaco. Como se Relacionar com o Hipocondríaco.

Sistema Reprodutor Masculino e Feminino. Visão Metafísica dos Átomos Sexuais. Órgãos do Sistema Reprodutor Masculino. Visão Metafísica do Vigor das Glândulas Sexuais. Psicossomática e Sistema Reprodutor. Causas Físicas da Impotência. Causas Psicológicas da Impotência. Cerca de 95% das Causas da Impotência são Psicológicas. Análise da Impotência. Ejaculação Precoce e Psiquismo. Distúrbios Menstruais. Psiquismo e Menstruação. Fatores Emocionais e Menstruação. Sexualidade: Ponto Sensível do Ser Humano. Aversão ao Sexo.


Titulo curso terapias2 G











Share